Profissionais de Saúde de São Desidério recebem treinamento com oftalmologista sobre Teste do Olhinho

Médicos e enfermeiros da Atenção Básica do município de São Desidério participaram na manhã desta quinta, 11, de uma Capacitação sobre o teste do reflexo vermelho, conhecido como “Teste do Olhinho”, realizado em recém-nascidos nas Unidades de Saúde. Realizada no auditório do Posto de Saúde Antônio Pereira da Rocha, o curso é uma promoção da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde.

A coordenadora da Atenção Básica do município, Tatiane Rodrigues, destacou sobre a importância da necessidade da capacitação para os profissionais. “É a primeira vez que o curso é oferecido e por meio dele vai melhorar o acompanhamento das crianças na puericultura (período em que tem mais preocupação com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança)”, explicou.

Ministrado pelo oftalmologista da rede de saúde de São Desidério, Samuel Flávio Reis, o treinamento tem como objetivo orientar os profissionais de saúde e melhorar o acesso e qualidade da saúde visual do município. “É um teste de triagem. A criança quando nasce não tem uma visão definida até os dois anos. O teste do olhinho vai mostrar se o olho está bem formado ou não. Este teste quando feito corretamente, tem possibilidade de identificar até 80% a cegueira ou outras doenças oculares”, afirmou o oftalmologista.

O teste – O teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho pode ser feito até 30 dias após o nascimento da criança. É um exame realizado por meio de uma fonte de luz, que sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, onde é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo. Já quando há alguma alteração, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada, nestes casos a criança é encaminhada ao oftalmologista para exames mais completos.

“Para nós, esta ação é excelente, porque para o quadro profissional, é importante obter este conhecimento por meio de um especialista da área, ainda mais por se tratando de um exame de prevenção, de suma importância para o recém-nascido, e que permite referenciar o paciente para tratamento adequado”, destacou o clínico geral, Mário Marques de Araújo. “Enquanto enfermeiros, somos nós que fazemos a consulta de puericultura nos Postos de Saúde, podendo detectar através do teste de olhinho, possíveis alterações e encaminhar para o oftalmologista para melhor diagnóstico e tratamento precoce”, complementou a enfermeira Ana Carla Moreira.

Outras doenças – Durante o curso, o oftalmologista também orientou os participantes acerca de outras doenças oculares que também são comumente diagnosticadas no município, a exemplo da catarata, do pterígio e glaucoma. “Muitas vezes os pacientes pensam que a consulta oftalmológica se resume ao uso de óculos. É importante os profissionais conhecerem as doenças e saber orientar os pacientes, encaminhando-os ao tratamento correto e, a depender do caso, a cirurgia, pois o município já realiza cirurgias oftalmológicas mensais”, complementou o oftalmologista.

Texto e fotos: Ana Lúcia Souza

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo