São Desidério inicia Campanha de imunização contra Influenza

“Deixe a gripe para lá, procure uma unidade de saúde e leve a caderneta de vacinação!”. O tema é da Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe), que teve início nesta segunda, 17, por meio da Secretaria de Saúde, em todo o município de São Desidério. O público-alvo são crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, gestantes, mulheres que tiveram bebê até 45 dias, trabalhadores de saúde, professores ativos e pessoas com doenças crônicas (comorbidades).

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, até o momento chegaram 900 doses para o município, e a meta é vacinar mais de 6 mil pessoas. O período de vacinação é de 17/04 a 26/05, sendo o dia D de Vacinação, previsto para ocorrer dia 13 de maio, nas Unidades de Saúde do município – Otacílio Jesuíno de Oliveira, Antonio Pereira da Rocha, no povoado de Campo Grande, e nos PSF’s dos distritos de Sítio Grande e Roda Velha.
“A partir do dia 19 desse mês haverá um roteiro da zona rural, onde será levada a vacina para vários povoados. Basta levar o cartão de vacinação ao posto de saúde”, afirmou a coordenadora de Atenção Básica, Tatiane Rodrigues.

Dirce Ramos veio da zona rural do município para uma consulta do Centro de Saúde Florentino Augusto de Souza. Na oportunidade, ela aproveitou o momento para se imunizar. “Tenho 62 anos e acho muito importante vacinar, ainda mais a gente nessa idade que é tão fácil gripar”.
Influenza – Conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por sintomas, que incluem febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana, sendo a febre o mais importante.

Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Rodney Martins / Divulgação

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo