Saúde

Secretaria de Saúde – Criada em 1997, a Secretaria Municipal de Saúde de São Desidério, atua como gestora do Sistema Único de Saúde e tem entre as suas principais funções a definição de políticas, que visem o atendimento a todo o município bem como o acompanhamento e a avaliação das ações e atividades de saúde. Com o objetivo de garantir o acesso à saúde enquanto direito fundamental do ser humano, a secretaria busca, por meio de campanhas e programas que seguem o cronograma do Ministério da Saúde, e de um sistema de assistência ambulatorial qualificado, garantir a prevenção e recuperação da saúde no município de São Desidério. A secretaria preza pela qualidade no atendimento e atualmente conta com um quadro profissional que prestam serviço de maneira humana e tecnicamente competente.

Lei nº 011/2008 de 12 de Dezembro de 2008

Rua Antonio Lopes de Menezes, 50

Fone: (77) 3623-2216, Centro

CEP: 47.820-000, São Desidério – BA

Secretário: Adrianno José Almeida do Nascimento

Currículo: Adriano José Almeida do Nascimento nasceu em 06 de janeiro de 1988 em Barreiras (BA). Filho de Cláudia Maria de Oliveira Almeida do Nascimento e Robério Rodrigues do Nascimento. É graduado em enfermagem pela Universidade São Francisco de Barreiras (UNIFASB) e pós-graduado na área de Urgência e Emergência e Enfermagem Obstétrica. Já atuou na coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Desidério. E desde 2017 assumiu a direção administrativa do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida.

  • Centro de Saúde Florentino Augusto de Souza
  • Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida
  • Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde
  • Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador
  • Centro Especializado em Odontologia – CEO
  • Assistência Farmacêutica
  • 01 Unidade Móvel de Saúde

02 na sede

01 no Povoado de Campo Grande

01 no Distrito de Roda Velha I

01 no Distrito de Roda Velha III

01 no Distrito de Sitio do Rio Grande

01 – Ponte de Mateus

01 – Almas

01 – Ilha do Vitor

01 – Puba

01 – Roda Velha II

01 – Sítio Novo

01 – Timbós

01 – Guará

01 – Vila Nova

  • Saúde da Criança
  • Saúde do Adolescente
  • Saúde do Adulto
  • Saúde do Idoso
  • Saúde da Mulher
  • DST/AIDS
  • Imunização
  • Triagem Neo-Natal
  • Controle a Tuberculose e Hanseníase
  • Hiperdia
  • Saúde da Família
  • Saúde Bucal
  • Agentes Comunitários de Saúde – EACS
  • Campanha de vacinação da Influenza para grupos prioritários, crianças, gestantes e idosos
  • Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil para menores de 5 anos
  • Campanha de Vacinação contra a rubéola
  • Campanha de Vacinação Canina
  • Dia D da Mancha (Hanseníase)
  • Dia D da Dengue (Mutirão)
  • Dia Mundial da Hipertensão
  • Dia Mundial do Diabetes
  • Dia Mundial de Luta contra a AIDS
  • Semana de Detecção Precoce do Câncer de Mama
  • Semana da Amamentação
  • Semana da Saúde

Com uma área construída de 1.521,66 m², o hospital passou por reforma completa e construção de duas novas alas, custeada com recursos próprios do município, sendo reinaugurado em 27 de março de 2010, com prioridade para casos de urgência e emergência.

Estrutura: Consultórios médicos, sala de raio x, recepção, almoxarifado, refeitório, sala de gesso, sanitários, laboratório de análises clínicas com dois box e divisão entre sala de recepção e sala de coleta, sala de administração, lavanderia, cozinha e refeitório, salas de repouso, sala de esterilização, farmácia básica e hospitalar. Lavanderia com três máquinas que fazem o serviço de lavagem, secagem e esterilização de roupas utilizadas pelos pacientes. Sala de assistência social para coordenar e agendar atendimentos aos pacientes que precisam ser deslocados da zona rural ou encaminhados para outros hospitais para procedimentos mais complexos. Dos 38 leitos, 20 estão disponíveis para internações, sendo dez para ala masculina e dez para a feminina. O restante está destinado à pediatria, sala de pré-parto, puerpério (onde permanecem as mães após o parto) e para casos de observação. São dois postos de enfermagem com uma equipe composta por cinco profissionais de enfermagem e uma coordenadora que se revezam a cada 12 horas. As enfermarias são arejadas e se subdividem em masculinas (04) e femininas (05), pediatria (02) e isolamento (01) – para pacientes que apresentam sintomas de doenças contagiosas. O hospital conta com um moderno sistema de condução de oxigênio em toda a estrutura, que substitui antigos torpedos de oxigênio que precisavam ser removidos constantemente. O sistema abrange ar comprimido para atendimento em caso de nebulização, oxigênio em casos de pacientes que apresentam falta de ar e vácuo, para casos de aspirações. Todos os postos de enfermagem possuem uma saída de oxigênio e o controle geral do sistema fica em uma sala na área externa do hospital. A sala de fisioterapia dispõe de equipamentos como rampa, triciclos e bolas.

Centro cirúrgico: Munido de aparelhagens modernas são realizadas cirurgias de pequeno porte. O centro cirúrgico é dotado ainda de lavatório e espaços de preparação cirúrgica, sala de esterilização, de pré-parto, de parto e uma sala de pós-parto com incubadoras, chuveiro para o primeiro banho da criança e um departamento para acondicionar material de limpeza específico instalado junto à ala. Pronto Socorro – Conta com o auxílio de uma prancha específica para remoção, um equipamento de oxigênio móvel e um colar cervical para imobilização que garante os primeiros socorros. Um carrinho de emergência com oxímetro, medicamentos e desfibrilador para casos de reanimação do paciente fazem parte da estrutura. Um ambulatório para primeiros cuidados médicos está equipado para atender os casos que chegam.

Atendimentos: Clínica médica, pediatria, obstetrícia, enfermagem, radiologia e patologia clínica, vascular, ortopedista e fonoaudiologia.

Serviços oferecidos: Atendimento de emergência e ambulatorial, consultas médicas, curativos, medicação oral e injetável, coleta de exames, procedimentos cirúrgicos básicos e de média complexidade.

Estrutura física: 01 consultório médico, 01 consultório ginecológico, 01consultório de enfermagem, sala de imunização, sala de triagem neonatal, sala de triagem, laboratório, sala de procedimentos de enfermagem, sala de reunião, sala de espera, recepção e Serviço de Avaliação Médico e Estatístico – SAME. Atendimentos: tratamento fora do domicílio – TFD, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, colposcopia, consulta de enfermagem, eletrocardiografia, gastroenterologia, psicologia e nutrição.

Disponibilizado no Centro Municipal de Saúde Florentino Augusto de Souza, o CEO realiza procedimentos de média complexidade com uma estrutura física composta por 03 consultórios odontológicos, sala de esterilização e sala de marcação. Atendimentos: Tratamento endodôntico (canal), cirurgias, prótese dentária (especialidade mantida com recursos próprios do município), atendimento a pacientes especiais e periodontia.

Inaugurado em 29 de junho de 2011, acolhe pacientes com transtornos mentais e estimula sua integração social e familiar. Por meio de atendimentos médicos, psicológicos e de enfermagem, oferece apoio aos pacientes da sede e zona rural do município, na busca pela autonomia. A proposta dos CAPS I é oferecer acompanhamento e atendimento ambulatorial com o trabalho de uma equipe multidisciplinar.

É um local destinado a gestantes da zona rural que necessitam de conforto e segurança no período que antecede ao parto. A Casa da Gestante foi inaugurada em São Desidério dia 06 de agosto de 2010. Para facilitar o acesso ao atendimento médico a casa está situada próxima ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida. São 79 m² de construção mobiliada.

Instalada nas imediações do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, a Casa de Apoio também tem o objetivo de dar suporte às pessoas que vêm de localidades distantes para se tratar na sede do município e em Barreiras, e ainda abriga os esposos ou acompanhantes das mulheres que ficam instaladas na Casa da Gestante. A Secretaria de Saúde ainda mantém uma Casa de Apoio em Salvador para auxiliar os munícipes que precisam fazer tratamento na capital.

Inaugurado em 23 de dezembro de 2010, a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de São Desidério está anexada ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, e foi construída e totalmente equipada com recursos próprios do município. A equipe de São Desidério é composta por cinco condutores e sete técnicas de enfermagem, sob a coordenação de um enfermeiro.

Implantado em 2001, o setor da Vigilância Sanitária tem o intuito de garantir mais segurança à população por meio dos serviços de vacinação de cães e gatos, visitas domiciliares, inspeções em açougues, mercearias, supermercados, armazéns, restaurantes, padarias, bares, lanchonetes, drogarias, salões de beleza, escolas, hotéis, pousadas, unidades de saúde, academias, creches, asilos, óticas, coleta de água para análise, pré-vistorias para liberação de alvará, emissão de alvará e verificação de denúncias.

Ações: Investiga as ocorrências notificadas com definição das medidas de controle e intervenção, além de divulgação de informes consequentes às investigações e os inquéritos epidemiológicos, controle de endemias, combate à dengue, esquistossomose, leishmaniose e Chagas. Promove também atividades de prevenção na área da vigilância à saúde do trabalhador rural e urbano.

Pular para o conteúdo