Governo Municipal investe em qualificação para integrantes da Companhia de Teatro Trakinus

01

Durante os dias 01, 02 e 03, de novembro, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a Companhia de Teatro Trakinus participou da etapa final do Curso de Qualificação em Artes e Teatro no município de Guanambi, oferecido pelo Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). O Programa de Qualificação em Artes atende à demanda do interior do estado para qualificação e atualização dos que atuam nos setores artísticos das diferentes regiões. Os cursos se inserem, como Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade da Educação Profissional Técnica, proposta pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. Os seus resultados deverão contribuir para uma maior inserção dos artistas no campo das artes e da cultura, e, consequentemente, para um aumento da capacidade produtiva nos diversos territórios de identidade da Bahia.

04

A formação aconteceu em três etapas, um encontro no mês de agosto, dois em setembro e o último, agora em novembro, totalizando carga horária de 60 horas com certificado reconhecido pelo MEC. Participaram desse curso os cinco integrantes da companhia, Ana Carla Pereira de Oliveira, Daniela Pereira dos S. Soares, João Victor Soares Santos, Paulo Henrique O. de Jesus, Rayanne de Souza Oliveira. “O incentivo do governo municipal, na pessoa do prefeito, Demir Barbosa e do secretário, Nerito Carvalho, foi fundamental para a concretização dessa formação, com responsabilidade e dedicação apoiou desde o início as ações do grupo. Não poderia deixar de agradecer a Vanderlino Ferreira Barbosa que a todo o momento não mediu esforços para elevar a cultura em São Desidério. Agora, São Desidério tem agentes multiplicadores de teatro, devidamente capacitados para não somente atuar, como também ministrar oficinas e minicursos”, afirmou a diretora do grupo, Daniela Pereira.

02

Para a atriz e integrante da companhia, Rahyanne Oliveira, esta formação foi de extrema necessidade para ampliação dos conhecimentos do grupo na arte teatral. “Além de efetivar a qualificação, possibilitará a nós trabalhadores do teatro, reconhecimento e qualificação para sermos os futuros formadores de outros públicos na cidade onde residimos como também em outras”, falou.

DSCN0126

De acordo com o secretário, Nerito Carvalho, o governo municipal tem apoiado intensamente no fomento à cultura, investindo na formação de profissionais para o mercado cultural, e na inserção da cultura e da arte no cotidiano dos munícipes, principalmente dos jovens, além de resgatar e preservar as manifestações culturais saodesiderianas. “Está de parabéns a companhia pela iniciativa. Nós, enquanto governantes não medimos esforços em abraçar projetos como este que visam o desenvolvimento do nosso município, e estamos de braços abertos para incentivar e apoiar estas ações, que certa forma ajudam a sociedade a prevenir os problemas que afligem os nossos jovens, como a violência e drogas”, avaliou.

03

Texto: Adinete Batista/ com informações da Cia Trakinus