Pré-Natal Odontológico beneficia as comunidades de Ilha do Vitor e Timbós

foto-2

Aconteceu no auditório do posto de saúde do povoado de Ilha do Vitor a 45 km da sede, uma apresentação do projeto ‘Pré-Natal Odontológico’. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a odontóloga Vanesca de Freitas Silva. A palestra reuniu profissionais da saúde e gestantes que serão cadastradas no projeto.

foto-3

O trabalho do ‘Pré-Natal Odontológico’ consiste na conscientização da gestante sobre os cuidados que deve ter com a saúde bucal e quais medidas ela pode adotar para assegurar a saúde bucal de seu filho mesmo antes do momento do nascimento. “Nessa fase ocorre mudanças fisiológicas e psicológicas que podem afetar direta ou indiretamente a saúde bucal da futura mamãe. Devido a essas mudanças a mulher fica mais frágil, ficando assim mais propensa à cárie e aos problemas gengivais. Além de outros problemas que podem ocorrer durante a gestação” explanou a odontóloga Vanesca de Freitas.

foto-4

Para odontóloga, as gestantes estão mais sensíveis à cárie. “As mudanças na dieta, na higiene oral, desatenção ou dificuldades na escovação devido as ânsias e ocorrência de vômito podem desequilibrar o meio bucal. É comum também nessa fase a gengiva apresentar um leve inchaço  e sangramento, que podem ser controlados com uma boa higienização e desaparecem logo após o nascimento do bebê”, explicou.

Foto-1

Por enquanto o projeto é exclusividade da USB Ilha do Vitor e de Timbós, área de abrangência da Dra. Vanesca Freitas. “Serão realizadas consultas odontológicas preventivas, onde serão avaliadas suas condições bucais e se necessário terão o tratamento odontológico”, disse a Dra. Vanesca Freitas.

foto-5

Texto: Diego Souza