Relações Interpessoais é tema de capacitação para gestores e supervisores escolares

foto 1

Com a temática ‘Relações Interpessoais e Formação de Equipes’, os gestores e supervisores escolares participaram de uma capacitação nesta segunda-feira, 04, no Centro Cultural Celso Barbosa, promovida pela Secretaria de Educação através do convênio com a Editora Positivo – Sistema de Ensino Aprende Brasil. Dentro dos conteúdos abordados, o termo resiliência foi o que mais chamou atenção dos participantes. “Esta palavra significa a capacidade de nós como gestores superar as dificuldades, os momentos de crise, isto me despertou, por que nem sempre estamos preparados para lidar com os problemas e adversidades”, destacou a diretora escolar da escola municipal da localidade de Ponte de Mateus, Jaqueline Ribeiro.

foto 2

A mediadora, Maura Cristiane Balbinot, explicou que os três pilares da educação, são, a desenvoltura, reflexividade e a resiliência, que na ação docente se consolida com a valorização, do e pelo próprio educador, da importância de fortalecer uma atuação ‘dialoga’, ‘crítica’, ‘ética’, ‘participativa’ e ‘colaborativa’, que lhe permita refletir sobre suas decisões, criando-se, desta forma, um ambiente de suporte afetivo e emocional necessário para trabalhar.

foto 3

Os cursos de capacitação para gestores e equipe técnica da secretaria de Educação são ferramentas integradas ao convênio assinado pela Prefeitura e Editora Positivo no ano de 2010. A Educação Infantil de todas as escolas municipais de São Desidério são atendidas pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil, da editora, que é composto por livros didáticos integrados, portal na internet e assessoria pedagógica ao corpo docente. Estes instrumentos permitem que a administração pública, a escola, professores, alunos e comunidade escolar se envolvam no processo de ensino e aprendizagem.

foto 4

O Sistema Aprende Brasil está presente em centenas de municípios brasileiros. Na região oeste, São Desidério é o único município a adotar esta ferramenta. “Percebo que a administração pública tem uma preocupação em oferecer uma educação de qualidade aos estudantes, e os gestores e supervisores escolares também são receptivos, eles demonstram interesse em aprender, anotam todos os conteúdos, estão atentos às inovações da educação”, completou a mediadora, Maura Cristiane Balbinot. Para as supervisoras escolares, Cirlene Rodrigues, Claudete Laranjeiras e Eliete Maria a educação de São Desidério melhorou significativamente após o convênio. “Uma vez que as capacitações são contínuas, sempre estamos inovando nossos conhecimentos, e renovamos o leque de metodologias para transmitir e colocar em prática na sala de aula juntamente com os professores”, falou Eliete.

foto 5

De acordo com a secretária de Educação, Alaides França, as formações são indispensáveis às gestões escolares. “Estamos caminhando para muitas transformações, diante disso, faz-se necessário, um pensar contextualizado no interior das instituições escolares, que envolva o profissional da educação, objetivando o aperfeiçoamento e aquisição de novos conhecimentos para melhoraria da prática. Para isso é importante que a equipe gestora assuma sua prática administrativo-pedagógica, questionando o seu saber e o seu fazer, buscando um repensar crítico-reflexivo sobre a ação/atuação. E, essa formação promovida pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil foi oportuna, veio somar e fortalecer a prática gestora e contribuir para qualidade de Educação. Parabéns aos gestores”, acrescentou.

Texto: Adinete Batista
Fotos: Rodney Martins