Incentivo da Prefeitura de São Desidério promove aumento da produção de leite no município

Para incrementar e incentivar a produção de leite no município de São Desidério a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura desenvolve várias ações dentro do Proleite, como a reativação da Associação de Produtores de Leite que fica sediada no Povoado de Ponte de Terra e intermédio com uma empresa de laticínios para viabilizar a compra do leite. A Prefeitura também oferta a assistência técnica aos produtores, reformou e mantém o local onde ficam instalados os resfriadores e disponibiliza um funcionário responsável para receber e fazer a testagem da qualidade do leite diariamente.

A Associação de Produtores de Leite já contava com um resfriador com capacidade de 1.500 litros para armazenagem do leite e recentemente com o aumento da demanda, foi adquirido mais um resfriador com capacidade para 2.000 mil litros. O leite produzido é entregue por aproximadamente 12 associados – também cadastrados no Pró-Leite – e comercializado para a empresa de laticínios que faz a coleta a cada três dias.

“A reativação dessa associação foi muito importante, pois temos aptidão para a produção de leite, porém faltava a organização e isso melhorou muito para nós. Hoje temos uma produção média mensal de 20 mil litros, já temos os nossos compradores certos, com o pagamento em dia e assim a nossa renda aumentou e muito, destacou o produtor e membro da associação, Marcelo Rocha.

O Proleite visa fortalecer as propriedades familiares e fomentar a bacia leiteira do município e atende aos criadores que possuem aptidão para a produção de leite em São Desidério. “Somos parceiros do produtor, sempre buscamos alternativas para proporcionar o melhoramento genético do rebanho e a qualidade das pastagens, através do apoio técnico e logístico para produção e comercialização do leite no município”, disse a secretária de Agricultura, Patrícia Rocha.

Ascom SD