Prefeitura beneficia 110 famílias carentes com produtos da Agricultura Familiar através do Programa Emergencial de Aquisição de Alimentos

Nesta segunda-feira, 22, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de São Desidério, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), entregaram 110 cestas básicas com produtos oriundos da Agricultura Familiar para famílias em situações de vulnerabilidade alimentar.

O PAA emergencial é baseado na compra com doação simultânea, executado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), em parceria com os municípios do Estado da Bahia e visa minimizar as perdas ocasionadas pela pandemia da COVID-19.

“O Programa garante às famílias em estado de vulnerabilidade alimentar, uma alimentação equilibrada, em tempos difíceis, como estes que estamos passando, assim como também, a permanência dos agricultores familiares na comercialização dos seus produtos”, disse a Superintendente da Agricultura, Isterffanne Oliveira.

Segundo o coordenador do CRAS, Eric Gamaliel, as cestas básicas serão entregues nos bairros mais carentes da cidade. “As 110 famílias que estão recebendo a cesta com os itens da Agricultura Familiar são atendidas e acompanhadas pelo CRAS e acreditamos que essa é uma ação importante para complementação de sua alimentação considerando os impactos da pandemia”, reforçou.

Execução Emergencial do PAA

Em junho de 2020, o Ministério da Cidadania publicou a Portaria nº 396 disponibilizando R$ 10.500.000,00 para o Estado da Bahia executar o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, na modalidade compra com doação simultânea, de forma Emergencial, em municípios que apresentam elevado índice de insegurança alimentar e nutricional – INSAN, conforme MAPA INSAN 2018, em decorrência da situação de pandemia causada pela COVID-19.

Texto e foto: Ascom/SD