Prefeitura de São Desidério incentiva a Agricultura Familiar por meio da compra dos produtos para refeições em órgãos públicos

Desde o ano passado produtores rurais da agricultura familiar de São Desidério são fornecedores de alimentos para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida. A ação faz parte do trabalho de fomento à agricultura familiar realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI).

Os pequenos produtores estão inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos PAA institucionalizado pelo município, explica a superintendente da SEAGRI, Isterffannye Oliveira. “São Desidério é o único município baiano que realiza o PAA na modalidade Institucional e com recursos próprios está investindo para alavancar a agricultura familiar e garantir uma alimentação de qualidade em órgãos públicos”.

Quem comemora são os agricultores que veêm neste incentivo, novas perspectivas de vida no campo. “Na nossa associação já são 15 pequenos produtores que fornecem alimentos para órgãos do município por meio dos programas, a gente fica muito satisfeito em saber que o que estamos produzindo já tem um destino certo, isso ajuda a gente a querer produzir mais”, revela o lavrador Ademilton José de Oliveira.

A nutricionista do Hospital, Andreia Rocha, diz que os produtos fornecidos enriquecem o cardápio ofertado aos pacientes e funcionários. “É um reflexo positivo na alimentação tanto pela variedade dos cardápios quanto pela procedência dos produtos, os cardápios desenvolvidos ajudam na melhora dos hábitos alimentares e mantem o uso de produtos regionais”, confirma.

A entrega é semanal, além do Hospital, os produtos são fornecidos para a alimentação na Casa da Gestante e na Casa de Apoio mantidos pela Secretaria de Saúde. Os pequenos produtores da agricultura familiar também fornecem para equipamentos da Secretaria de Assistência Social como o CRAS, CREAS e Abrigo dos Idosos e por meio da Secretaria de Educação participam do programa de compras públicas PNAE.

Texto e foto: Ascom SD