Saúde e Prevenção: mutirão de mamografias é realizado em São Desidério

Iniciou no dia 04 de fevereiro o mutirão de mamografias realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESASD) em parceria com o Governo do Estado, foram disponibilizadas 1326 mamografias para serem realizadas nos dias 04 a 13 de fevereiro para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

“Organizamos um cronograma de atendimentos para as mulheres da sede e zona rural, 140 mulheres foram agendadas diariamente nesse período através das Unidades de Saúde nos turnos da manhã e tarde, é importante ressaltar que dia 05/02 é o dia da mamografia que é um exame de extrema importância para o diagnóstico precoce do câncer de mama”, explica a coordenadora da Atenção Básica, Tatiane Rodrigues.

“Todas as mulheres devem ter consciência de que o câncer de mama é o maior responsável por mortes de mulheres no mundo e, por isso, quanto mais cedo o tumor for descoberto, maiores são as chances de cura”, enfatizou o secretário de Saúde, José Barbosa.

Além da realização do exame, a SESASD organiza palestras de orientação sobre o autoexame das mamas e sobre a importância de realizar a mamografia regularmente. “A gente recebe muitas informações e sai daqui com mais conhecimento até para ajudar outras pessoas da família, eu fico muito satisfeita porque estou recebendo o exame gratuitamente com muita atenção dos profissionais”, revela a dona de casa, Malvina Ferreira Silva.

Texto e fotos: Ascom SD

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo