Curso virtual sobre Geoparque realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de São Desidério e UFOB contou com 200 participantes, inclusive do exterior

Como parte das comemorações do mês do Meio Ambiente, foi realizado no mês de junho o curso virtual ‘Geoparque – Meio Ambiente, Turismo e Cultura’, idealizado pelo Geoparque São Desidério em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de São Desidério (SEMATUR) e Universidade do Oeste da Bahia (UFOB).

O curso teve início no dia 12 de junho com certificação de 12 horas, foi realizado por meio da plataforma do Google Meet. Concluído na última semana, o curso contou com 200 participantes, tendo representação de pessoas do Chile, Portugal, Itália e EUA, e de um membro da UNESCO, o palestrante professor Artur Sá, além de munícipes e representantes de institutos do Brasil e dos países citados.

“A cada ano a temática sobre Geoparques vem crescendo mundo afora e no Brasil não seria diferente. Por isso se faz importante a disseminação de informações sobre a temática, uma vez que a ação serve não só para popularizar esse conhecimento como também para mostrar ao Brasil e mundo que o Projeto Geoparque São Desidério segue no caminho certo na promoção do desenvolvimento territorial sustentável”, destacou o professor e um dos palestrantes, Marcos Nascimento da UFRN.

As palestras e debates destacaram as alternativas do desenvolvimento sustentável e ambiental, baseado nas ideias turísticas e culturais do município. “O curso nos fez vislumbrar acerca do patrimônio geológico que temos em nosso município. Um momento oportuno para submeter o Geoparque à análise e reconhecimento da UNESCO para futuramente desfrutarmos das vantagens desse reconhecimento”, afirmou a diretora do setor de licenciamento da Secretaria de Meio Ambiente, Joana Batista.

Entre as palestras ministradas foram abordadas discussões acerca das temáticas: ‘Desafios para a criação de um Geoparque – o caso de São Desidério’, ‘A Sustentabilidade nos territórios dos Geoparques’, ‘Turismo, Educação Ambiental e Cultura’, ‘Turismo, Conceitos e Abordagens Comunitárias’, ‘Geodiversidade, Geopatrimônio e Geoconservação: conceitos, valores e valorização’, ‘A respeito dos Geoparques, Aspirantes e Projetos’ e ‘As potencialidades para o Geoturismo e Geodiversidade em São Desidério’.

Para a participante Zoraide Oliveira a oportunidade foi valiosa. “Participar de um curso sobre o Geoparque foi muito enriquecedor, valiosa contribuição para o entendimento dessa ferramenta de desenvolvimento sustentável do nosso território. Apreciei muito as contribuições dos profissionais que expuseram os conteúdos e possibilitaram diálogos sobre essa temática e foi altamente esclarecedor. Parabéns aos envolvidos!”, disse.

Ascom SD
Fotos: Arquivo Geoparque