Festival da Juventude de São Desidério se torna referência no oeste baiano

Com o tema central, ‘Juventude e Resistência no Território’, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), realizou nos dias 15 e 16 deste mês o III Festival da Juventude. Com uma programação diversificada e dinâmica, atraiu centenas de pessoas de todo o município e de cidades vizinhas, estudiosos e pesquisadores de Universidades e Faculdades regionais, destacando-se como evento público de referência para debate e construção de políticas públicas para juventude em toda região oeste da Bahia.

“O Festival foi um grande sucesso, São Desidério vem desenvolvendo ações, projetos e programas de políticas públicas juvenis que o tornam referência nos territórios do oeste baiano”, avalia o presidente do Conselho Estadual da Juventude, Anderson Barbosa.

Com sucesso de público em todas as atividades propostas, na programação foram realizadas oficinas de teatro, dança, música, artesanato, tendas das juventudes e rodas de conversa sobre diversos temas, atividades artístico-culturais, apresentação de trabalhos acadêmicos, atividades esportivas, serviços de saúde, passeios turísticos, o Café da UFOB e o Sarau.

“O Café da UFOB fez parte do Festival pela primeira vez e trouxe muita emoção, beleza, resgate e força à cultura local, agradecemos a todos que fizeram parte deste momento e estamos muito satisfeitos com tudo que aconteceu nesses dois dias, parabéns ao povo e aos jovens de São Desidério”, afirmou a organizadora do Café, Elane Andrade.

Três eixos foram debatidos: Desenvolvimento econômico e Desigualdade, Meio Ambiente e Sociedade, Cultura e Identidade. Vários setores da sociedade, secretarias municipais de governo e Instituições Educacionais da região são parceiras do Festival. “O sucesso do Festival se deu pelo envolvimento de todos os participantes e apoiadores, agradecemos a presença e dedicação, nossos jovens merecem o esforço para continuar a lutar por seu protagonismo”, concluiu a secretária da SAS, Vandreia Mendes.

Texto e foto: Ascom SD