Parceria entre Prefeitura de São Desidério e UFOB promove curso de extensão sobre Arqueologia e Turismo

Com o apoio da Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR), e organizado pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), teve início na noite desta segunda-feira, 07 de janeiro, no Centro Cultural, o curso de extensão ‘Arqueologia e Turismo – Discutindo o Sítio Arqueológico Gruta das Pedras Brilhantes em São Desidério-BA’.

O curso, que é ofertado gratuitamente, terá continuação nos dias 14 e 21 deste mês e tem por objetivo aproximar a comunidade, os guias de turismo e as pesquisas acadêmicas desenvolvidas em São Desidério com foco na importância do papel do guia turístico como mediador de conhecimentos tradicionais e acadêmicos.

“O intuito é capacitar a mão de obra local tendo em vista que o turismo cultural e de pesquisa científica está se desenvolvendo de forma acentuada e o governo vem trabalhando para que o turismo no município ocorra de forma sustentável. Este curso faz parte do nosso programa de Educação Patrimonial”, destacou o diretor de Turismo, Juscelino Ferreira.

Dividido em três módulos o curso é fundamentado nas temáticas ‘Introdução à arqueologia’, ‘Novos dados da pesquisa arqueológica’ e ‘Turismo no Sítio Arqueológico da Gruta das Pedras Brilhantes’. Entre guias turísticos e outros interessados, 25 pessoas participam da capacitação.

A arqueóloga e professora da UFOB, Fernanda Libório, é quem ministra o curso. “Existe muito conhecimento tradicional em torno da arqueologia, então esse primeiro módulo iremos fazer um nivelamento para nortear todas as discussões e termos técnicos que envolvem essa área”.

O curso tem carga horária de 12 horas, com aulas teóricas, práticas, realização de atividades e contemplará visita técnica ao Sítio Arqueológico da Gruta das Pedras Brilhantes.

“Para mim, tanto na área de educação, pois sou multiplicador, ou na área de turismo, esse curso enriquece nossos conhecimentos, e agrega experiências acerca de vários sítios arqueológicos e pinturas rupestres presentes no município”, afirmou o guia turístico Edinaldo César dos Santos. “Cresci ouvindo sobre as belezas naturais do município e fiquei interessado em participar do curso para aprender e conhecer mais”, complementa o participante João Vitor Neves.

Texto: Ana Lúcia Souza
Foto: Lucas Ribeiro