Prefeitura de São Desiderio celebra o Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou uma programação especial para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. As comemorações iniciaram na tarde dessa segunda-feira (21) na Biblioteca Municipal com uma Roda de Conversa sobre o tema CULTURA NEGRA E BULLYNG com mediador João Victor Soares, que também lançou seu livro. Foi realizado também uma apresentação de Roda de Capoeira com o Grupo Sangue bom na Praça Juarez de Souza e no Centro Cultural foram exibidos os filmes Doze Anos de Escravidão e Selma: Uma Luta Pela Igualdade.

O evento contou com a presença de alunos, professores e autoridades. “ Esse momento reflete á celebração da cultura dos povos negros, fundamental na formação da identidade brasileira, e de conhecimentos que atravessam a história propriamente dita. É importante destacar também que o bullyng ainda existe em vários ambientes da sociedade e que juntos podemos acabar com esses preconceitos”, disse João Victor.

“Hoje eu aprendi muita coisa interessante a respeito da cultura negra, e os preconceitos maldosos que a gente presencia na sala de aula, na rua e também nos grupos de amigos. Devemos passar essas informações para as pessoas e tentar diminuir esses preconceitos”, reforçou o aluno Lazaro Felipe que faz o 1º ano do Colégio Professor Manoel Macedo Cirilo.

Para a diretora de Cultura, Greyce Carvalho, a programação foi bem interessante e reuniu dezenas de pessoas. “O dia da Consciência Negra é uma data estabelecida para preservar a memória de luta por ideias, que nos retratam toda uma história com a valorização das culturas de matriz africana e que hoje devemos preserva-las”, relatou.

Ascom SD