Prefeitura de São Desidério entrega aterro sanitário

Com uma área total de 11,5 hectares, capacidade para de 30 toneladas por dia e vida útil prevista para 20 anos, o Executivo de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), entregou na tarde desta quarta-feira (1º), o aterro sanitário. Localizado às margens da BA 463, km 7,5, o aterro obedece a Lei Federal nº12.305/2010, a qual determina ações como a extinção dos lixões do país e substituição por aterros sanitários, além da implantação da reciclagem, reuso, compostagem, tratamento do lixo e coleta seletiva nos municípios.

O prefeito Zé Carlos, acompanhado dos secretários de governo e vereadores, acompanharam o encerramento das atividades do lixão durante a programação. “Este aterro sanitário oferecerá as condições necessárias para o descarte correto dos resíduos sólidos, contribuindo para a qualidade do meio ambiente e melhoria da saúde pública do município”, relatou o prefeito que ainda destacou. “Está sendo elaborado o Plano Municipal de Educação Ambiental, outra ação que terá resultados significativos para São Desidério. Também foram adquiridos mais dois caminhões de coleta para a sede e Roda Velha, mas é preciso a conscientização da população para que menos resíduos sejam produzidos para aumentar a vida útil do aterro”, enfatizou o gestor.

A estrutura do aterro contempla prédio administrativo e guarita, acessos e pistas, inicialmente uma célula de resíduos sólidos urbanos (RSU), lagoas de acúmulo, reserva ambiental e ao longo de todo perímetro das instalações, um cinturão verde que atuará como barreira física para as operações realizadas, além do monitoramento ambiental nas áreas degradadas onde existiam os antigos lixões e uma área de reserva ambiental.

“Hoje demos um importante passo no que diz respeito as políticas nacionais de resíduo sólido. É um desafio para o trabalho de educação ambiental que vem sendo realizado em São Desidério e estou feliz por alcançarmos mais uma etapa entregando esse equipamento, pois na Bahia, são poucos os municípios com população abaixo de 40 mil habitantes que tem aterro sanitário”, ressaltou o secretário da Sematur, Joabe Almeida.

Todas as etapas da gestão do aterro serão planejadas e monitoradas pela gestão municipal. “O município está cumprindo uma etapa fundamental na gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos, dando uma destinação final ambientalmente adequada e cumprindo com sua obrigação diante da política nacional de resíduos sólidos”, complementou o engenheiro sanitarista Gabriel Macêdo.

Ascom SD