Prefeitura de São Desidério promove palestra e ações em Postos de Saúde em alusão ao Novembro Azul

Na manhã de hoje foi promovida uma palestra no Centro Cultural destinada ao público masculino, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças. As ações seguem nos Postos de Saúde da sede e zona rural do município com o objetivo de alertar sobre o tema.

A iniciativa faz parte da campanha ‘Novembro Azul’, além da palestra com o Urologista Ramon Silva, os participantes fizeram testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite C e B. “É muito importante esses momentos de informação, a gente já pode fazer alguns testes, recebe orientação e também já saímos daqui encaminhados para as consultas e realização dos exames preventivos”, disse o aposentado Aparício José Cavalcante.

Nos Postos de Saúde serão realizadas orientações nas salas de espera, distribuição de material informativo, testes e exames para diagnóstico da diabetes, hipertensão, consultas sobre saúde mental, prevenção e testes rápidos para doenças transmissíveis, consultas e exames com urologista.

“A incidência do câncer de próstata é grande e muitos homens não tratam o assunto com a devida atenção, ainda existe um grande preconceito, principalmente em relação ao exame do toque retal que é de suma importância para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado de várias doenças”, explicou o urologista Ramon Silva.

A rede de saúde municipal conta com os profissionais especializados e estrutura adequada para receber este público. “Os homens têm essa assistência com o médico urologista, a realização de consultas e exames, inclusive o PSA, basta procurar um posto de saúde e iniciar os procedimentos”, informa o secretário de Saúde, Adriano Almeida.

Ascom SD