Recenseadores do IBGE percorrem a cidade e povoados para realização do Censo 2022 em São Desidério

Com o objetivo de levantar dados amplos e seguros sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou no dia 1º de agosto o censo demográfico em todo território do país. Em São Desidério, a previsão é de visitar 8.840 domicílios entre a sede e zona rural do município.

É muito importante a participação de todo cidadão nessa pesquisa. Todos os recenseadores do IBGE estão identificados com boné e colete, além do crachá de identificação. Dentro do crachá há um QR Code e o cidadão pode apontar a câmera do celular para esse código, para confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele é, de fato, servidor do instituto.

Também é possível checar a identidade do recenseador pela internet. Basta digitar o número da matrícula que consta no crachá no site do IBGE. O questionário realizado pelo recenseador trará identificação de dados de infraestrutura, recursos naturais, educação, saúde, renda, hábitos e outros.

Os dados obtidos pelo Censo revelam as tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, indispensáveis para a elaboração de projeções, estimativas populacionais e políticas públicas específicas. “A missão do IBGE é retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania. Não é diferente em São Desidério, iremos visitar todos os domicílios do município para retratar a realidade do povo são-desideriano”, disse a agente censitária municipal Taína Santarém.

A recenseadora Vanessa Soares destacou a importância da compreensão dos moradores para que o processo das pesquisas ocorra bem. “É importante que a população receba o recenseador, que preste a informação para o Censo, que é de suma importância para o país e a sociedade em geral’, disse.

Ascom SD

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo