Secretaria de Meio Ambiente de São Desidério encerra curso para formação de condutores de turismo

A Educação Ambiental é necessária e essencial para a projeção de um ambiente equilibrado, propicio à sobrevivência humana e parte importante das atividades, projetos e políticas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de São Desidério (SEMATUR). Como parte das ações, foi realizado o curso de Formação para Condutores de Turismo focado em conceitos e práticas de Educação Ambiental. O curso foi encerrado com execução da parte prática realizada no sábado, 06 de fevereiro, no Parque Municipal da Lagoa Azul, com presença dos cursistas, do secretário de Meio Ambiente, Joabe Pereira e equipe técnica da SEMATUR.

Após estudo de quatro eixos de conhecimentos envolvendo Legislação Ambiental, Conceitos e Práticas de Educação Ambiental, Geografia e História Local, a atividade prática de conclusão do curso partiu de um roteiro turístico comumente utilizado pelos condutores e seu público: saída da sede do município na Praça Abelardo Alencar, em frente ao Centro de Informações Turísticas, Campos de Lapiás, Receptivo do Parque Municipal Lagoa Azul, Lagoa Azul, Gruta do Catão e degustação do tradicional Pirão de Galinha da Dona Marlene, localizado nas proximidades do parque.

Durante o percurso os participantes foram divididos em equipes e fizeram as apresentações com base em conceitos e pontos debatidos durante os quatro encontros para estudo realizados anteriormente. A avaliação foi realizada pelos convidados da SEMATUR: o técnico de licenciamento Alexandre Carvalho, a diretora de Licenciamento Joana Batista e o secretário Joabe Pereira.

“Para a secretaria a questão da educação ambiental será tratada como umas das prioridades, assim as formações e capacitações estrão presentes e articuladas com os condutores, brigadistas e outros agentes multiplicadores, para que assim possamos estar preparados para uma abordagem mais técnica e didática às comunidades, turistas e outros seguimentos importantes como escolas e outros públicos”, afirma o secretário da SEMATUR, Joabe Pereira.

Ascom SD
Fotos: Rianderson Cavalcante