Terno da Cidade e apresentação teatral abrem programação da semana do aniversário de São Desidério

Na noite desta segunda-feira 17, o público acompanhou o Cortejo do ‘Terno da Cidade’ que partiu da Praça Emerson Barbosa, em frente à Prefeitura, até a Lavanderia Cultural, onde ocorreram apresentações de cantigas realizadas por membros do grupo da Melhor Idade Padre Jacy, jovens e músicos convidados, além de encenação teatral com a Companhia de Teatro ‘Os Trakinus’.

As apresentações deram início à programação comemorativa dos 58 anos de Emancipação Política de São Desidério, preparada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), em parceria com o Conselho Municipal de Cultura.

“A proposta de resgate do terno foi bem vinda e essa integração do Grupo da Melhor Idade e jovens é muito importante para a preservação da nossa cultura. A tradição dos ternos aqui em nossa cidade foi idealizada pelo saudoso maestro Heliodoro Alves Ribeiro na década de 1950, que criou vários ternos, como o das Pastorinhas, dos Estados, da Bandeira. Participei do resgate do terno em 2002 e em 2009 e agora novamente”, destacou a coordenadora do Grupo da Melhor Idade, Aldair Pereira.

O resgate cultural da manifestação é uma proposta do “Projeto Encontro de Gerações’ do Conselho Municipal de Cultura, como explica a presidente do conselho, Daniela Pereira. “O conselho trouxe a proposta de reavivar essa antiga tradição com apoio da Secretaria de Cultura e através da participação do Grupo da Melhor Idade, o projeto integrou também jovens e músicos da comunidade. E acreditamos que não ficará apenas nessa edição”, afirmou.

Na Lavanderia Cultural, após as apresentações musicais do terno, o público também prestigiou a encenação da peça ‘Causos de lavadeiras’ realizada pelo grupo de Teatro Os Trakinus.

A programação de aniversário segue até o sábado, 22 de fevereiro. E nesta terça-feira, 18, a partir das 19 horas serão realizados jogos do Campeonato Municipal de Futsal Masculino e Feminino no Ginásio de Esportes Professor Almiro Almeida.

Ascom SD