Atrações locais e regionais sobem ao palco e fecham a programação da 17ª Festa da Paz

FOTO-1

Último dia de festa da paz e os foliões ainda estavam a todo vapor, parecia que ainda era o primeiro dia de festa, e foi neste clima de animação que a banda Art Manha subiu ao palco e agitou as pessoas. “É grande a responsabilidade para a banda encerrar a programação deste grande evento, por isso preparamos um repertório eclético, cantamos todos os ritmos para esta galera bonita, e agradecemos ao governo municipal pela oportunidade, pois São Desidério tem muitos artistas e nós não podemos ficar de fora da festa da paz, pois é uma vitrine para mostramos o nosso trabalho”, disse o vocalista da banda, Tássio Heliones.

FOTO-3

Em seguida o cantor Jorge Fernandes subiu ao palco e embalou o público, que dançava e se divertia com muita paz e tranquilidade. “Estou na carreira musical há 15 anos e sinto-me honrado em cantar nesta festa bonita, quero parabenizar a organização e agradecer também pelo convite”, falou Jorge Fernandes. “Já estou com saudades, curti os quatro dias e foi maravilhosa nesta festa, sem falar que é muita segura, aguardo ansiosa o próximo ano, por que estarei aqui com fé em Deus”, garantiu a foliã Katiane Batista.

FOTO-7

Para garantir a segurança do folião a Prefeitura contou com a parceria das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, além da contratação de uma empresa particular especializada em segurança, que neste ano trabalhou com um efetivo de 200 homens por noite. A campanha de prevenção a acidentes nas estradas também teve resultado positivo. Blitz foram realizadas na BR 135 pela Polícia Rodoviária Federal com orientações e púnicos aos motoristas.

FOTO-6

Os foliões curtiram a festa sem nenhuma ocorrência grave no circuito, segundo o subcomandante do 10º Batalhão, major Uzêda, a segurança, teve um saldo positivo. “Sem dúvida a festa da Paz fez jus ao nome, todos os foliões se divertiram em paz, graças á parceria entre o governo municipal e polícias que juntas realizaram uma ação conjunta, baseada em policiamento ostensivo para garantir a segurança do folião”, enfatizou.

FOTO-8

Outro ponto positivo da organização da festa foi com a saúde do folião, no qual a Vigilância Sanitária trabalhou nos quatro dias de festa e fiscalizaram o cumprimento das normas de higiene dos produtos vendidos nas barracas. A Unidade Móvel de Saúde também atuou no evento, com uma equipe composta por médico, enfermeiro e técnico em enfermagem que esteve de plantão no circuito, prestando os serviços de primeiros socorros, além da permanência de uma ambulância no local.

FOTO-5

Garantir o conforto do folião foi também um fato pensado pela organização, barracas e uma praça de alimentação foram montadas, que ofereceram comidas, petiscos, bebidas e lanches. Enquanto uns se divertiram, outros aproveitaram a festa para incrementar a renda familiar; foram os donos de barracas, eles abandonaram os seus lares e tornaram o Coliseu da Paz sua casa temporária. Dormiam em colchões improvisados, ou não dormiram, mas tiveram fundamental importância para o sucesso do evento, são eles que ofereceram bebidas, petiscos e lanches ao folião para repor as energias. Eles comemoram. “Foram excelentes as vendas, tive lucro, apesar de ser um trabalho muito cansativo, mas é compensatório, trabalho nas festas desde a primeira edição e não penso em parar, por que é um ganho a mais para criar a família, e com fé em Deus ano que vem estarei aqui novamente contribuindo para o sucesso desta festa, está de parabéns a organização pela preparação e sucesso”, disse Gilvan Pereira.

ASC_7674

Quem também fez um balanço positivo foi a comerciante Cristiane Almeida. “Esta é a segunda vez que monto uma barraca aqui, foi muito gratificante, meu lucro superou as minhas expectativas, dá para ganhar um dinheiro extra”, afirmou Cristiane que garantiu está de volta na próxima Festa da Paz. “A festa da paz superou as nossas expectativas, foi uma festa bonita, tranquila e com recorde público, nós do governo municipal agradecemos a Deus e todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente para o sucesso deste grande evento, e nos organizar para darmos início aos preparativos para o próximo ano, parabéns a você folião que fez da festa da paz o maior evento do oeste baiano”, comemorou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Nerito Carvalho.

ASC_7689

Um bingo também foi realizado pela Igreja Católica que sorteou diversos prêmios, no qual o dinheiro arrecadado com as vendas será revertido para construção da Igreja Matriz.

Texto: Adinte Batista

Fotos: Rodney Martins