Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi comemorado com resultados positivos

ASC_7798  ASC_7802

Associação dos Portadores de Cuidados Especiais de São Desidério – APOCESD realizou na noite desta quarta-feira, 25 no plenário da câmara legislativa durante a sessão, uma cerimônia em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que acontece no dia 21 de setembro, data em que a luta completou 31 anos de existência.

ASC_7799  ASC_7795

Participaram do evento, a ex- presidente da associação, Maria Izabel de Souza, a coordenadora do Movimento de Inclusão pela Qualificação do Especial Independente – MIQUEI, do município de Barreiras, Aída Okawati, a primeira secretária da associação, Ana Cristina Santos, no qual representou na tribuna a atual presidente, Cláudia Maria de Oliveira, a assistente social, Geysa Mendes, o vice-prefeito, Reginaldo César, vereadores, secretários de governo, sindicatos, estudantes, professores, comerciantes, membros da associação e sociedade civil.

ASC_7794  ASC_7803

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído em encontro nacional em 1982 com todas as entidades nacionais, e legalizado por meio da Lei nº 11.133 de 14 de julho de 2005 através da ação do Conselho Nacional dos Diretos da Pessoa Portadora de Deficiência – CONADE e foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento da cidadania e participação plena em igualdade de condições.

ASC_7816  ASC_7838

A luta no município – A APOCESD em São Desidério foi fundada em 11 de outubro de 2004 e funciona como uma entidade jurídica, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade. E realiza ações como facilitadora na formação, capacitação e desenvolvimento da pessoa com deficiência e, sobretudo a sua inclusão em sociedade e assim assegurar o pleno exercício da cidadania. “A associação estava inativa, devido à saída de alguns membros, não tínhamos apoio, nem mesmo um espaço físico para as reuniões, por isso, este dia objetiva não só comemorar a data, mas também trazer a reflexão da comunidade e dos governantes para que eles deem mais atenção à nossa classe”, declarou Maria Izabel.

ASC_7842  ASC_7847

Com uma população estimada em quase 32 mil habitantes, o município possui mais de quatro mil pessoas com algum tipo de deficiência, congênita ou adquirida, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. “Somos humanos e todos iguais, este evento foi um marco para nós, enquanto governo, digo para abrirmos os olhos e apoiar esta luta que é de todos nós, por isto vamos ceder um espaço para sediar a associação e estamos de mãos dadas para continuar esta batalha”, afirmou o vice-prefeito, Reginaldo César.

ASC_7821  ASC_7823

A coordenadora da MIQUEI, Aída Okwati falou do trabalho desenvolvido, das dificuldades no movimento e da emoção de lidar com estas pessoas. “Não é um trabalho fácil, por que se assim fosse, teríamos mais pessoas envolvidas, nós trabalhamos com a inclusão das pessoas com deficiência, principalmente os adolescentes que estão em fase produtiva no mercado de trabalho, realizamos capacitações e treinamentos, cursos de libras aberto para todas as pessoas, por que eu entendo que precisamos deixar de ‘julgar as pessoas por corpos imperfeitos’, já que vivemos uma cultura da perfeição, devemos sim, olhar mais com humanidade para o próximo e deixar de lado as diferenças, por que todos são diferentes”, falou com emoção.

ASC_7830  ASC_7832

A assistente social, Geysa Mendes tratou dos direitos garantidos por lei à pessoa com deficiência. “As pessoas com deficiência têm direitos e deveres como qualquer pessoa, eles devem ter acesso á saúde, educação, segurança, habitação, esporte e lazer, informação, emprego, convívio familiar e social, mas por sua condição física, eles têm alguns direitos assegurados por lei, como não pegar fila. Na área da assistência social temos o Benefício de Prestação Continuada – BPC e BPC na Escola que dão direitos ás pessoas com deficiência em fase menor que 18 anos e levando em conta sua renda familiar, e temos também o passe livre que possibilita as pessoas a viajar por todo o país, estes benefício são disponíveis no município pela secretaria de Assistência Social”, enfatizou.

ASC_7836  ASC_7834

Representando a presidente da APOCESD, a primeira secretária Ana Cristina Santos usou a tribuna para agradecer o espaço cedido pela câmara de vereadores e também fazer um apelo à comunidade e aos governantes “Não é fácil fazer trabalho voluntário, para tal requer tempo e dedicação e no momento não temos nem espaço físico para trabalharmos, por isso venho aqui hoje pedir que aos senhores vereadores bem como o vice-prefeito que nos ajude a continuar essa luta que é de todos nós. Não podemos tratar a pessoa com deficiência como mais um, eles precisam ser respeitados nos seus direitos assim como todos nós queremos que respeitem o nosso. Precisamos de políticas públicas que agregam direitos a pessoa com deficiência”, declarou Ana Cristina Santos.

ASC_7851  ASC_7854

Texto: Adinete Batista