I Jogos Estudantis de São Desidério acontecerá neste ano

SONY DSC

Com o objetivo de mobilizar as escolas municipais, estaduais e privadas para a participação nos Jogos Estudantis de São Desidério – JESD, aconteceu uma reunião na manhã desta terça-feira, 06, no auditório da prefeitura municipal, onde os servidores da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer por meio do Departamento de Esportes apresentaram o projeto aos coordenadores escolares. O I JESD será organizado e realizado pela Prefeitura Municipal de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria de Educação no período de 13 a 17 de Agosto de 2014. Sendo o dia 13/08 a abertura oficial no Ginásio de Esportes Professor Almiro Almeida. “Os jogos apresentam vários objetivos, tais como, estimular a participação das escolas nas atividades propostas nos jogos estudantis, promover a continuidade do processo pedagógico vivenciado nas aulas de educação física e fomentar o gosto pela prática esportiva”, reforçou a professora de Educação Física e mentora do projeto, Fernanda Leal. Foi esclarecido ainda que o JESD será disputado em três modalidades, as coletivas: futsal, futebol, handebol, voleibol, vôlei de areia e basquetebol; modalidades individuais: xadrez, mini maratona individual (orla), mini maratona revezamento (orla) e modalidades recreativas: baleado e bandeirinha.

SONY DSC

Para participar o aluno só poderá ter no máximo três notas abaixo da média 5,0 e 15% de ausência na II unidade, bem como, não ter assinado nenhuma ocorrência por indisciplina ou qualquer agressão física e verbal contra toda instituição escolar a qual estuda. Os jogos serão divididos em três categorias, são elas; A – nascidos em 1997/1998 e mais 02 (dois) alunos/atletas nascidos em 1996, categoria B – alunos nascidos em 1999/2000 e C – nascidos em 2001/2002 acima. Poderão participar, alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA, regularmente matriculados na rede pública e privada de ensino.

SONY DSC

Discutiram ainda no encontro, todo o regulamento, apontaram as dificuldades e a importância dos jogos para a classe estudantil do município. “Sou educadora e percebo a necessidade de realizarmos esse evento esportivo, o qual estimulará toda comunidade escolar e alavancará a importância da Educação Física Escolar como disciplina formadora de cidadãos através da prática esportiva planejada. Este é um momento que oportuniza o incentivo à prática esportiva, contribui para a melhora do rendimento escolar, bem como, a qualidade de vida e o desenvolvimento social e pessoal da criança e adolescente”, argumentou Fernanda.

Texto: Adinete Batista
Fotos: Diego Souza