Mulheres de Roda Velha I e II recebem orientação sobre o câncer de mama

 

CP

Para conscientizar o público feminino sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de mama, as equipes das Unidades de Saúde da Família de Roda Velha I e Roda Velha II, realizaram nesta terça-feira, 27 um encontro como parte da campanha nacional “Outubro Rosa”, que foi marcado por uma palestra, sorteio de brindes e atividades físicas. O evento aconteceu na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Roda Velha I e contou com a participação de cerca de 400 mulheres, além do secretário da Saúde, Jeferson Barbosa e vereadores.

DSC_0028

A palestra foi ministrada pelo ginecologista e obstetra, João Bento, que fez esclarecimentos sobre o câncer de mama, suas causas, sintomas e, falou também sobre o câncer de colo uterino e próstata. “A nossa mensagem é que especialmente este público não deixe de fazer o autoexame, preventivo e a mamografia, um exame de raio-X que permite identificar nódulos cancerígenos, pois, esta doença é silenciosa, não causa dores, assim como os homens acima dos 50 anos que devem fazer o exame anualmente”, esclareceu João Bento.

DSC_0018

O secretário de Saúde, Jeferson Barbosa parabenizou às equipes pela iniciativa e elogiou a participação maciça das mulheres. “É importante a participação do público alvo, pois encontros como este esclarecem muitas dúvidas. Tenho certeza que as pessoas que estavam presentes captaram a mensagem, serão multiplicadoras, e consequentemente passarão a se cuidar mais”, destacou.

DSC_0013

Para a enfermeira e organizadora do evento, Carla Nayara Rodrigues, o evento superou as expectativas. “Quero destacar a participação das mulheres, e falar sobre a importância da realização do autoexame e consultas médicas em intervalos mais curtos, pois possibilita o diagnóstico precoce, por isto as unidades de saúde estão de portas abertas para quem quiser mais esclarecimentos”, falou.

DSC_0066

A dona de casa, Luzia de Souza, de 57 anos participou do evento e ressaltou a importância dos exames. “Eu me cuido, faço o autoexame sempre e anualmente faço o preventivo e a mamografia, e  sempre falo para outras mulheres para se cuidarem, pois com a saúde não  se brinca”, orientou.

DSC_0025

  • Texto: Adinete Batista
  • Foto: Rodney Martins
  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo