São Desidério no combate a Paralisia Infantil

01

Aderindo à campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil – poliomielite – cerca de 90 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Desidério, estarão envolvidos na campanha, neste sábado, 08 de junho, dia nacional de mobilização, e se estenderá até o dia 21, nas Unidades de Saúde Familiar do município entre sede e zona rural.

A vacinação será realizada na sede, nas Unidades de Saúde Familiar Antônio Pereira da Rocha (em frente ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida), Otacílio Jesuino de Oliveira (Rua 22 de Fevereiro) e no Centro de Saúde Florentino Augusto de Souza (antigo SESP). Já na zona rural, a imunização será feita nas Unidades de Saúde da Família do Sitio do Rio Grande e Campo Grande. Em Roda Velha de Cima, na Unidade de Saúde da Família Marcos Konishi e em Roda Velha de Baixo, na Unidade de Saúde da Família Paulino Antônio do Carmo.

A meta é imunizar 2.386 crianças entre seis meses e menores de cinco anos. As duas gotinhas, como dose de reforço, serão dadas mesmo que as crianças já tenham sido imunizadas contra a doença. 

A coordenadora da Atenção Básica, Mônica Valéria, ressalta a obrigatoriedade dos pais levarem a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional da saúde possa avaliar a situação vacinal da criança. “Além da proteção contra a pólio, a campanha objetiva também atualizar o calendário de vacinação. Caso esteja faltando alguma vacina a criança irá tomar as doses que estão faltando”, explicou.

Sobre a campanha

Segundo dados do Ministério da Saúde, este ano, a campanha chega ao 24° ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. O objetivo da campanha é garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção das campanhas de vacinação.

A paralisia infantil é transmitida via oral, atinge inicialmente a garganta e intestinos. Ao circular pelas vias sanguíneas, infecta o sistema nervoso ocasionando a destruição de células e resultando em paralisia. Os casos mais graves da doença levam ao óbito. Portanto, a vacina poliomielite é trivalente e sua eficácia é em torno de 90% a 95%. Para uma imunidade longa, frente aos três tipos de poliovírus, é necessário completar o ciclo básico de três doses: duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP) e uma dose da vacina oral poliomielite (VOP), sendo necessário uma dose de reforço (VOP) após o término do ciclo básico. Assim, praticamente 100% dos vacinados terão proteção garantida.

Texto: Adinete Batista

Foto: Rodney Martins

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo