São Desidério representará os municípios baianos no CBHSF por mais uma Gestão

01

Na terça-feira, 11, representantes de municípios baianos escolheram os titulares e suplentes que representarão o poder publico municipal do Estado na constituição para a nova gestão 2013 a 2016,   do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Por meio de votação, o município de São Desidério que é um  dos atuais membros titulares do comitê, foi reconduzindo a mais uma gestão, tendo como novo parceiro o município de Luis Eduardo Magalhães sendo outro titular.   As suplências ficaram para Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia.  A eleição que aconteceu na União dos Municípios da Bahia e fez parte do processo de renovação eleitoral da entidade, atualmente em curso e foi conduzida pela coordenadora de cobrança pelo uso da água, representando o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema, Monica Portella Lima.
“Foi uma eleição muito tranquila porque houve consenso”, disse o prefeito de São Desidério, Demir Barbosa. O prefeito salienta ainda a importância de o município integrar mais uma gestão na composição do comitê, a ser oficializada em plenária ordinária do CBHSF em agosto próximo: “O nosso município é um grande produtor de águas, tem 24 rios permanentes, sem contar as nascentes. Fazemos uma das melhores gestão ambiental do Estado, daí a relevância de estarmos representados no CBHSF”,  disse Demir Barbosa.

02

Essa foi a terceira eleição realizada para escolha de representantes do poder publico municipal para a nova gestão do Comitê. As escolhas anteriores aconteceram em Sergipe, que elegeu as prefeituras de Cedro de São João como titular e Porto da Folha como suplente; e em Minas Gerais, onde foram eleitas as cidades de Pompéu, Lagoa da Prata e Mamonas (titulares), tendo como suplentes, respectivamente, os municípios de Três Marias, Itaúna e Lassance.
Segundo Demósthenes Júnior, Secretário de Meio Ambiente e Turismo, a atuação  de São Desidério,  junto ao comitê nos últimos três anos resultou em muitas ações para o estado da Bahia a exemplo dos Projetos de Recuperação Hidroambiental, financiado pelo recursos da cobrança do uso dos recursos hídricos.

03

O Comitê de Bacias Hidrográficas é um órgão colegiado que tem a função de implementar políticas de recursos hídricos, estabelecer regras de conduta locais, gerenciar conflitos e interesses pela água. A descentralização do poder de decisão, a integração das ações públicas e privadas e a participação de vários setores são características do Comitê. Seis estados brasileiros e o Distrito Federal compõem o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Goiás.

Texto: Ascom/São Desidério/Com informações do CBHSF
Fotos: Assessoria de Comunicação CBHSF