Ciclo de palestras, oficinas tecnológicas e leilão têm recorde de público no último dia de feira

DSC_5185

Neste sábado, 15, último dia da VII Feira da Agricultura Familiar aconteceu várias palestras e oficinas tecnológicas voltadas ao cooperativismo, piscicultura e avicultura reunindo centenas de pessoas.

DSC_5236

O zootecnista, Leone Campos palestrou sobre manejo produtivo de piscicultura, com foco nos passos para produção e manejo de qualidade da água, as formas de utilizar a ração, cuidados com a saúde do peixe e viabilidade da ração.

DSC_5240

Outra palestra que chamou a atenção do público presente foi sobre a avicultura.  “Estou no segmento da avicultura há muitos anos e falo para vocês que é uma atividade lucrativa e rentável, apesar dos desafios. A experiência que passo aqui é sobre o cruzamento da raça de galinha mid gigante com a galinha caipira comum, no qual o resultado é uma galinha grande e de qualidade. São Desidério sai à frente nesta atividade, uma vez que está em fase de implantação o abatedouro para aves”, explanou o presidente da Associação dos Criadores de Aves Caipira do estado de Goiás – ACRIAVES, Antônio Carlos de Andrade.

DSC_5275

Cooperativismo foi a temática que encerrou o ciclo de palestras do último dia de feira, onde o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Tabocas do Brejo Velho, Francisco Dourado e o presidente da Cooperativa de Mandiocultores de São Desidério – COOMASD, João Xavier contaram as experiências sobre as cooperativas.

DSC_5279

“Nossa cooperativa produz derivados da mandioca, relembro que ela começou de forma tímida, com poucos cooperados, mas graças a Deus e à nossa persistência já avançamos muito, principalmente pelo apoio da prefeitura com a construção de uma casa de farinha, e assim aumentamos o número de membros, já conseguimos equipamentos e até um caminhão. Abastecemos também a alimentação escolar, já criamos a nossa marca, então, eu digo a vocês para não desistir, e se organizar, por que só se consegue algo na vida com o trabalho conjunto”, falou João Xavier.

DSC_5260

A realização de oficinas de processamento do leite e produção de iogurte também atraiu pessoas, como a produtora Joana Batista. “Eu tenho umas dez cabeças de gado, entre elas, sete vacas leiteira que produz muito leite, por isto vim participar desta oficina para aprender a produzir o iogurte e quem sabe até comercializar”, falou.

DSC_5202

Outro momento de destaque na feira, foi o leilão de bovinos, equinos e caprinos. O sorteio de brindes, entre equipamentos agrícolas e afins também agradou os participantes e foi um ponto positivo da feira.

DSC_5340

• Texto: Adinete Batista