Cursos de Piscicultura e Fruticultura são destaques na VII Feira da Agricultura Familiar

DSC_5064

O segundo dia da VII Feira da Agricultura Familiar começou com as palestras sobre Piscicultura e Fruticultura. Os auditórios Zézeu Ribeiro e Rio Grande receberam centenas de alunos das escolas municipais, estaduais, técnicas, universidades e agricultores locais.

DSC_5058

Mediado pelo médico veterinário, Rodrigo Tanajura, o curso de Piscicultura tem uma grande importância da riqueza que gira o comercio mundial. ”O cultivo de peixes constitui o grupo mais importante da aquicultura mundial, sendo responsáveis por 52,5% da produção aquícola. O restante é dividido entre o cultivo de algas (20%), moluscos (24%) e crustáceos (4%)”, destacou.

????????????????????

A agropecuária tradicional em que se cultiva um número pequeno de espécies, na aquicultura mais de 64 espécies animais está sendo exploradas comercial ou experimentalmente. Os peixes são mais de 51 espécies, seguidos pelos crustáceos (5) e moluscos (4). Anfíbios, répteis e algas somam 4 espécies. “Devem conceituar que abióticos e bióticos são fatores imprescindíveis para criação de peixes além de água de qualidade, temperatura, solo e conhecimento”, disse o veterinário, Rodrigo Tanajura.

DSC_5084

No auditório, Rio Grande o assunto foi sobre criação de Fruticultura. O Engenheiro Agrônomo, Sândalo Paim, falou sobre o processo do cultivo de banana e seus benefícios. “A banana é a fruta mais consumida no mundo contendo vitaminas A, B e C, minerais, baixos teores calóricos, contém aproximadamente 70% de água, carboidratos e proteínas, além de representar 9,5% da produção mundial. No Brasil é cultivada de norte a sul com uma área plantada de 503 mil/ha”, relatou.

DSC_5102

Durante a palestra foi abordado o planejamento de colheita e  pós-colheita. “Um bom planejamento faz toda a diferença na medida em que informa a quantidade de caixas, o tipo de embalagem, peso da caixa, conduzir o transportador até o ponto de colheita por acesso seguro”, disse. Para o veterinário o empacotamento também é importante. “O processo de empacotamento é de grande importância, pelo fato de ser a etapa final de uma sucessão de passos que se executam com finalidade de colocar no mercado as frutas de alta qualidade”, finalizou.

DSC_5095

Depois das palestras, foi apresentada ao público uma oficina de como preparar doce de abóbora pelo professor Fábio Cocozza. “O pessoal está empolgado, e o doce de abóbora é muito fácil de fazer, basta seguir os ingredientes e não sair de perto da panela para evitar que queime”, sugeriu.

DSC_5101

  • Texto: Diego Souza
  • Fotos: Rodney Martins
  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo