Governo Municipal entrega a população Secretaria de Indústria e Comércio

DSC_6730

O Governo Municipal de São Desidério, inaugurou na manhã de segunda-feira, 02, a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, localizada na AV. ACM, nº 110, no mesmo prédio da Secretaria de Agricultura. O prefeito Demir Barbosa, acompanhado do vice-prefeito, Reginaldo Cesar, secretários de governo, vereadores, o analista técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – Sebrae, Marcos Bastos, empreendedores e funcionários da secretaria, prestigiaram o evento.

DSC_6732

Com a finalidade de formular, coordenar e implantar políticas de desenvolvimento nas áreas de comércio e indústria e nas áreas de trabalho e renda, a secretária Francirleide Teixeira Alves Oliveira (Fan), está consciente do papel da secretaria, e objetiva trabalhar em parceria com as outras secretarias municipais, e também com o apoio do Sebrae, para auxiliar e incentivar as iniciativas do pequeno empreendedor do município. “O Sebrae veio para somar, e qualquer pessoa pode ser um empreendedor de sucesso, até dentro de sua própria casa, e nós estamos aqui para darmos o suporte necessário a quem precisar, inclusive já providenciamos para esta semana curso de aperfeiçoamento em técnicas de compra e venda para ser ministrado ao microempreendedor”, garante.

DSC_6734

O analista técnico do Sebrae, Marcos Bastos, assegura que o principal papel do Sebrae junto a nova secretaria é dar um suporte técnico para micros e pequenas empresas, em especial ao pequeno empreendedor individual, para que eles possam ter todas as condições de produção e de crescimento. “O suporte vai desde as capacitações, as consultorias e as oficinas que podemos realizar no município, e aqui em São Desidério estamos construindo uma agenda de eventos para que em 2015, possamos atender dentro desta nova proposta o que está sendo construída aqui neste comércio, e que possamos atuar de forma eficiente com os empreendedores do município”, comenta.

DSC_6743

De acordo com o prefeito Demir Barbosa, a nova secretaria vai funcionar em parceria com as demais secretarias, mas principalmente em parceria com as secretarias de Agricultura e Trabalho Emprego e Renda. “É de fundamental importância a união das secretarias para que juntas possam alcançar o objetivo de melhor auxiliar as pessoas na realização do sonho de ter o seu próprio negócio, seja na sede, nos distritos ou em todas as localidades do município”, afirma.

DSC_6748

No final do evento foi servido café da manhã, produzido pela Cooperativa dos Mandiocultores do povoado de Cabeceira Grande de São Desidério, com a culinária típica da região, (o tradicional beijú de tapioca, bolo de mandioca, brevidade, peta e biscoitos). O procurador da cooperativa, João Xavier, acredita que a nova secretaria vem para somar com a produção dos produtos da culinária dos cooperados. “Quem vai ganhar somos nós, principalmente os trabalhadores rurais, eu que já trabalho neste empreendimento estou confiante que a nova secretaria vai somar com a secretaria de agricultura e dar uma grande apoio para nós. Hoje todos gostaram de saborear os nossos produtos”, salienta.

DSC_6765

O que é necessário para ser um microempreendedor – A lei do microempreendedor individual garante a formalização do seu negócio sem qualquer custo inicial. Todo microempreendedor precisa entender os seguintes pré-requisitos:

1 – Faturar até R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), por ano.
2 – Não participar de outra empresa, como sócio ou titular.
3 – Trabalhar sozinho ou ter no máximo um empregado (no caso de afastamento legal deste empregado, você poderá contratar outro temporariamente).
4 – Não possuir filial.
5 – O processo de formalização é gratuito e pela internet, necessitando utilizar apenas o RG, o CPF, o comprovante dos endereços (residencial e comercial), o título de eleitor e o recibo da entrega do Imposto de Renda de Pessoa Física.

Mais informações sobre o passo a passo da formalização para ser um microempreendedor, acesse o endereço eletrônico oficial, www.portaldoempreendedor.gov.br ou ligue na secretaria de Indústria e Comercio.  (77) 3623 – 2157

Texto: Ascom/SD
Fotos: Rodney Martins