Governo Municipal transforma Roda Velha em canteiro de obras

DSC_0215

As obras de pavimentação asfáltica em São Desidério não param. No distrito de Roda Velha, há 130 km da sede municipal é possível constatar que um verdadeiro canteiro de obras foi instalado nas estradas vicinais, ruas e avenidas do distrito. São diversas realizações empreendidas pelo Governo Municipal, visando proporcionar melhoria na qualidade de vida dos munícipes. Obras estas executadas com recursos públicos e por meio de convênios com o Governo Federal.

DSC_0070

Loteamento Lotervel – No loteamento Lotervel, em Roda Velha de Cima, serão nove avenidas e mais 12 ruas beneficiadas com a chegada das obras. Uma frente de trabalho, da empresa licitada, CTA Empreendimentos da capital baiana, já foi montada desde o mês de setembro no qual já realizaram a limpeza e topografia de todos os locais, a construção de um canal de macrodrenagem às margens da BR 020 para captação das águas pluviais.

DSC_0200

Foi concluída também a terraplanagem de seis avenidas, além da execução do nivelamento da sub-base e rebaixamento de rede em todas as ruas e do nivelamento de base e serviços de drenagem pluvial das avenidas, Tancredo Neves, Santa Catarina e Bahia, onde estão já prontas para receberem o asfalto. Além da pavimentação asfáltica, a obra contempla todo o projeto de micro e macro drenagem pluvial, instalação dos meios-fios, sarjetas, passeios e a sinalização.

DSC_0189

Segundo o engenheiro da CTA Empreendimentos, Espedito Souto, os serviços estão previstos para serem executados em 360 dias. “Nossa contratação foi de um ano, mas levaremos em conta o período de chuva, o que pode atrasar em aproximadamente um mês as obras, mas estamos avançados e a nossa meta é entregar esta obra no prazo exigido pela prefeitura”, explicou.

DSC_0179

Serão ao todo mais 18,5 km de ruas e avenidas pavimentadas, que melhorará a estética do local e a qualidade de vida e saúde da população, além de valorizar os imóveis e impulsionar o desenvolvimento daquele distrito, que é o responsável por conceder ao município de São Desidério o título do maior produtor de algodão do Brasil e de grãos do Norte e Nordeste.

DSC_0120

“Esta obra é uma reivindicação antiga, sofríamos muito com a poeira na seca e a lama no período de chuva, portanto estamos felizes com a chegada desta obra, agradecemos esta gestão que olhou para este local”, falou a dona de casa, Maria da Penha Fagundes.

DSC_0086

Investimentos – A execução das obras do Loteamento Lotervel está sendo feita por meio de um contrato de operação de crédito com a Caixa Econômica Federal (CEF) e Prefeitura, onde foi concedido um financiamento para receber do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, do Governo Federal o valor de R$ 15.000,000,00 (quinze milhões) para o projeto de urbanização, drenagem pluvial, construção de passeios e pavimentação asfáltica em TSD.

DSC_0100

O prefeito Demir Barbosa destacou a importância da obra para o distrito. “Esta obra de melhoria na infraestrutura no distrito de Roda Velha é uma reivindicação antiga dos moradores, e assumimos este compromisso de realizá-la por conhecer os transtornos causados aos moradores e, com todo este projeto tenho certeza que vamos resolver os problemas de infraestrutura além de melhorar a qualidade de vida das pessoas e deixar o lugar mais bonito e atrativo, além de impulsionar mais o desenvolvimento no distrito”, destacou.

DSC_0166
Texto: Adinete Batista