Povoado de Riacho Grande comemora os festejos da Santa Cruz

DSC_0004

A comunidade de Riacho Grande, há 08 km da sede, junto com a paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria da Cultura, realizaram no povoado os festejos da Santa Cruz, uma tradição secular, comemorada em 03 de maio.

DSC_0343

DSC_0302

Muitos fiéis participaram do início das comemorações na manhã desta terça-feira, onde assistiram a celebração de uma missa solene na comunidade. No período da tarde os fiéis realizaram um ato de fé e devoção subindo os 110 degraus do morro que dá acesso a Santa Cruz.

DSC_0313

DSC_0325

Em seu sermão o padre Manuel Aparecido da Silva disse: “Jesus morreu na cruz para nos salvar, mas cada um de nós temos a nossa cruz a carregar, principalmente no mundo de hoje que é bem diferente do mundo de antigamente. Hoje a maioria das pessoas vivem em grande correria, por isso temos que aprender a viver neste mundo sem perder a fé e o amor em Cristo. Parabéns a todos que tem essa grande fé e sempre participam dos festejos da Santa Cruz”, proclamou.

DSC_0335

DSC_0337

Gilvan Rodrigues de Lima reside em Goiânia e declara, “Sou filho de Riacho Grande e sempre que posso venho participar dos festejos da Santa Cruz, esta é uma tradição que deve se estender para nossos filhos, netos e sucessores. Eu acredito em milagres, pois minha esposa é testemunha viva, tanto que ela está assistindo a missa de joelhos”. Cristiane da Silva Oliveira também residente em Goiânia. “Eu acredito na Santa Cruz, já subi ao morro várias vezes. Este ano estou grávida por isso não posso subir, mas meu esposo e filha irão. Sou filha desta terra, e meu pai é um dos organizadores das comemorações desta tradição que em minha opinião é muito bonita e deve ser preservada”, afirma.

DSC_0020

DSC_0043

Os tradicionais festejos se estendem ainda para o final de semana, e a população será contemplada com a realização de uma grande festa. Na noite de sexta-feira, 06, a programação festiva traz os shows de Genivaldo e os Feras do Forró e o Trio Nordestão. A noite de sábado, 07, tem os shows de arrocha com o cantor Makinhos Bahia, o melhor do forró de Lucas & Maycon e o cantor Tiago Santos, atração local.

DSC_0059

DSC_0057

Para encerrar as comemorações a Associação do Esporte Clube de Riacho Grande, realiza um torneio de futebol no povoado, com a participação de cerca de 15 equipes esportivas durante todo o dia de domingo, com início às 08 horas e termino às 18 horas.

DSC_0358

Texto: Ascom SD