Prefeitura de São Desidério inicia vistoria em transporte escolar 2018

Para garantir a segurança e conforto aos estudantes, a prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Serviços Públicos iniciou nesta quarta-feira, 25, uma vistoria em transporte escolar da sede e zona rural. A inspeção é feita trimestralmente e acompanhada por uma comissão responsável pelos transportes escolares do município.

As vistorias serão realizadas sempre de segunda a sexta-feira, de acordo com o cronograma de datas da comissão. “Estamos acompanhando de perto cada detalhe, tudo passa por uma análise rigorosa, os veículos aprovados na vistoria são liberados, e os transportes que apresentarem algum problema serão notificados. Averiguamos ainda a documentação dos carros, os condutores têm que estarem com a habilitação em dias e possuir um curso específico de transporte escolar”, disse o membro da comissão de vistoria, Giovane Rêgo.

“Os critérios de aprovação dos veículos vistoriados devem conter, registro como veículo de passageiros, equipamentos obrigatórios em ordem, pintura de faixa horizontal na cor amarela, em toda a extensão das partes laterais e traseiras, com dístico ESCOLAR em preto, tacógrafo e certificado do Tacógrafo (Inspecionado pelo Inmetro); lanterna de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha disposta na extremidade superior da traseira; cintos de segurança em número igual à lotação; e dispositivo de visibilidade dianteira e traseira, que podem ser espelhos retrovisores, além de pneus em bom estado de conservação, freio, direção e dentre outros itens analisados”, afirmou José da Rocha membro da comissão.

Para a diretoria da Cooperativa de Transportes de São Desidério e do Oeste Baiano-Cootransd, a frota de veículos corresponde aos critérios estabelecidos pelo edital de contratação, e aponta como uma ação positiva, a vistoria e que toda frota deve estar acima do ano de 2005 de fabricação com Certificado de Registro do Veículo (CRVLV) em dias, os condutores atuantes possuem curso de transporte escolar e estão com toda documentação necessária em dias inclusive com a CNH.

Texto e fotos: Diego Souza