Prefeitura Municipal firma mais uma parceria com ABAPA para recuperação de estrada vicinal

11-DSC_0406

Um dos gargalos para o escoamento da produção agrícola são estradas e para minimizar ou sanar o problema, a prefeitura de São Desidério, a Associação Baiana de Produtores de Algodão – ABAPA e produtores rurais celebraram mais um Convênio de Cooperação Técnica de Parceria Administrativa que visa à conservação dos recursos naturais da lavoura de algodão e escoamento da produção e recuperação da malha viária da estrada vicinal, denominada Linha dos Pivôs.

17-DSC_0415

Para discutir o convênio, a responsabilidade e comprometimento de cada conveniado, assim como o início e prazo de execução das obras, o prefeito Demir Barbosa, secretário de Meio Ambiente, Demóstenes Júnior, o diretor executivo da ABAPA, Lidervan Mota e equipe técnica, além dos produtores rurais, Roberto Busato, Paulo Mizoti e Celestino Zanella reuniram-se na sede da ABAPA nesta sexta-feira, 08.

16-DSC_0414

O trecho que será recuperado compreende um total de 165 quilômetros de extensão e as obras serão executadas a partir desta segunda-feira, 11, com um prazo de 04 meses de conclusão. Para a execução das obras, a contrapartida da prefeitura será o fornecimento do óleo diesel S-10 e encascalhamento da estrada, já a ABAPA e produtores ficarão responsáveis pelo maquinário e logística, como alimentação e mão de obra.

05-DSC_0399

O prefeito, Demir Barbosa afirmou estar satisfeito com as parcerias. “Não medimos esforços em apoiar iniciativas como esta, pois visamos melhorar o escoamento da produção, diminuir custos para o produtor e trazer benefícios para o município, uma vez que estes investimentos aplicados na recuperação das estradas são provenientes de impostos, como o ICMS e ITR, esta parceria vem dando certo e vamos continuar assim, buscando alternativas para o desenvolvimento do nosso município”, destacou.

19-DSC_0420

Na Linha dos Pivôs, a obra de recuperação contempla 30 empreendimentos agrícolas e aproximadamente 60 mil hectares de áreas cultivadas por algodão, soja, feijão e milho. De acordo com o produtor, Paulo Mizoti a obra chegou em boa hora. “Nós sozinhos não temos condições de realizar estas obras, custa caro e não temos maquinário suficiente, por isto quero ressaltar que nesta gestão estamos tendo apoio da prefeitura, estas obras trazem benefícios para todos os envolvidos, e principalmente para nós, pois diminuímos os custos dos transportes com insumos e fertilizantes, além de agilizar o escoamento e para a prefeitura melhora a arrecadação de impostos. Apoiamos esta parceria e está de parabéns este gestor que se preocupa com todos os segmentos e atividades desta terra tão promissora”, declarou.

06-DSC_0401

O diretor executivo da ABAPA, Lidervan Mota avaliou de forma positiva o empenho da prefeitura para a execução das obras de recuperação. “É umas das prefeituras mais atuantes nas questões da produção agrícola, esta parceria está dando certo, pois cada um cumpre com o seu papel e com isto estamos minimizando este desafio da produção e trazendo melhorias para todos os envolvidos”, afirmou.

23-DSC_0429
Texto: Adinete Batista