PROERD realiza formatura da 3ª turma em São Desidério

01

Na manha de sexta-feira, 05, no Ginásio de Esportes Professor Almiro Almeida, aconteceu a solenidade de formatura de 658 alunos do 4º, 5º e 7º anos do ensino fundamental de escolas da rede particular e municipal, da sede e distrito de Sítio Grande, que participaram do Programa Nacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, em sua 3ª Edição no município. No próximo dia 11 será realizada a formatura dos 109 alunos do PROERD no distrito de Roda Velha.

02

Estiveram presentes no evento o prefeito Demir Barbosa, a secretária de educação Alaídes França, representantes do comando do 10º Batalhão da Polícia Militar de Barreiras, representantes da APLB e do Conselho Tutelar, vereador Camarão, diretores escolares, coordenadores, professores, pais e familiares dos alunos. Durante a solenidade os formandos do PROERD prometeram em juramento não fazer uso de drogas.

03

No decorrer do evento, além das entregas dos certificados, aconteceram entregas de placas de homenagens a diversas autoridades e diretores escolares, apresentação de paródias musicais pelos alunos e sorteio de brindes incluindo duas bicicletas. O aluno do 4º ano da Escola Municipal Olavo Pereira dos Santos, sede, Jeferson Silva Andrade foi felizardo e ganhou uma bicicleta no sorteio. “Estou muito feliz, esta é a minha primeira bicicleta, hoje recebi o diploma de formatura do PROERD e prometo nunca usar drogas porque é um caminho muito ruim”, disse.

04

05

O comandante do 10º BEIC, tenente coronel, Camilo Otávio Alonso Uzeda, esclarece. “Criado nos Estados Unidos desde 1993, o PROERDE chegou ao Brasil em 1992, na Bahia em 2003 e na região oeste em 2008, onde já formamos mais de 60 mil alunos com o objetivo de prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes, tem caráter social e preventivo, se concretizando numa parceria colaborativa entre a Polícia Militar, escola e famílias com o intuito de engajar esforços na educação preventiva das crianças e jovens. Agradeço a parceria com a prefeitura de São Desidério que também se preocupa com uma maior conscientização acerca dos problemas sociais”, assegura.

06

Para o prefeito Demir Barbosa, este é um dia de comemorações. “Fico muito feliz cada vez que se forma uma turma do PROERD em nosso município, quero abraçar a todos que apoiam este programa, que juntos como sociedade educativa possamos ver os nossos filhos num futuro melhor, longe das drogas e da violência. Que os alunos formados possam disseminar o seu saber onde que eles forem”, afirma.

07

Segundo a Secretária de educação, Alaídes França, “As drogas é uma mazela social que vem destruindo as famílias, e o PROERD é uma condição de combate a esse caos. É uma proposta sensacional porque se trabalha de forma coletiva”, garante.

Texto e fotos: Fafá Iglesias