‘Programa Despertar’ realiza formação continuada e debate temática para 2015

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A Secretaria de Educação de São Desidério, realizou na manhã de segunda-feira, 23, no Centro Cultural Celso Barbosa, mais uma etapa da formação continuada do ‘Programa Despertar’ para os professores da rede municipal de 15 escolas da zona rural. A temática deste ano passa por mudanças e debate – Meio Ambiente: Vida, Saúde e Cidadania.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O evento contou com a presença do prefeito Demir Barbosa, a secretária de educação, Alaídes França, o coordenador estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR, Manoel Neto, o secretário de Meio Ambiente, Demóstenes Júnior, o secretário de Agricultura, José Santana, a subsecretária de Agricultura do distrito de Roda Velha, Elisângela Rocha, a coordenadora do Despertar no município, Sandreane Mattos, os vereadores Camarão e Maria das Graça Gobbi, o diretor de abastecimento e segurança alimentar da Secretaria de Agricultura, Francisco Neto, técnicos e funcionários da Secretaria de Educação.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O objetivo do programa para 2015 é promover educação voltada para a responsabilidade social. “Este é um momento de transição, o programa completa 10 anos e estamos revendo toda a metodologia e cronograma. Em 2015 vamos dar mais apoio financeiro aos municípios para os encontros dos coordenadores e forneceremos mais materiais didáticos específicos para o professor. Outra proposta é que cada município fará o seu intercâmbio de proposta pedagógica, sendo um momento de troca de experiência. A partir deste ano a educação infantil será incluída no ‘Programa Despertar’, com material didático específico para os pequenos, e as certificações que antes, o professor recebia no final de cada ano com carga horária de 80 horas, e que a partir deste ano, vamos acumular esta carga horária, e o professor passará a receber a cada 2 anos de atividade um certificado de 160 horas”, assegura Manoel Neto.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Segundo a coordenadora municipal, o ‘Programa Despertar’ também vai discutir junto com as comunidades escolares, não somente os problemas, mas também as potencialidades do município. “É uma proposta onde diversas secretarias do município entram em parceria tanto com o programa no município quanto com o SENAR, e com isso queremos avançar na educação ambiental. Para 2015 as propostas são bem melhores, onde o aluno participa ativamente do programa com uma educação ambiental diferenciada onde estão inseridos também a família e a comunidade. É uma proposta onde todos participam”, disse Sandreane Mattos.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A secretária de educação Alaídes França, assegura que a educação ambiental passa por um momento de conscientização social. “Que possamos nós, reverenciar o nosso meio ambiente começando pela preservação, pelo fortalecimento da educação do homem do campo, incentivando-os por meio de nossos projetos socioeducativos para que eles continuem fazendo a sua parte no campo, trabalhando, produzindo e preservando o meio ambiente”, Afirma.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O prefeito Demir Barbosa, garante apoio ao programa junto com as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Agricultura. “Vamos sempre ser parceiros para fortalecermos cada vez mais a nossa educação ambiental. Ano após ano vamos apoiar as nossas crianças e jovens a preservar os nossos rios, a ter cuidado com o lixo e a cuidar de maneira correta do nosso meio ambiente. E que todos possam realizar este trabalho de forma brilhante que é muito importante para o nosso município, a Bahia, o Brasil e o mundo”, assegura o prefeito.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Texto e fotos: Ascom/SD

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo