São Desiderio é contemplado com projetos ambientais por meio de cooperação internacional

SONY DSC

Em reunião com os prefeitos da União dos Municípios da Bahia-UMOB, realizada no gabinete da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que teve como objetivo solicitar apoio técnico financeiro para agilizar o cadastro dos 15 municípios do oeste da Bahia, o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler anunciou “O Projeto Cerrado” que prevê a implementação de ações de cadastramento ambiental rural, combate e prevenção aos incêndios florestais. Foram contemplados nesse projeto, os municípios de São Desidério, Riachão das Neves e Formosa de Rio Preto.

SONY DSC

O “Projeto Cerrado” visa o maior controle do desmatamento e redução das emissões de gases efeito estufa por meio de uma cooperação internacional a serem executados pela Secretaria Estadual de meio Ambiente e Prefeituras com apoio do Banco Mundial e em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O projeto será financiado com parte dos recursos doados pelo Governo do Reino Unido ao Fundo Fiduciário de Mitigação das Mudanças Climáticas no Cerrado Brasileiro (Brazil Cerrado Climate Change Mitigation Trust Fund–BCCCMTF). Segundo o secretário Estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, as ações do Cefir já estão em processo de contratação. “Serão realizados 3.376 cadastros nos municípios de São Desidério, Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves”, disse. Foi informado durante a reunião pelo secretário, “Que está em tramite, o processo para a aquisição de equipamentos, veículos e o planejamento das capacitações”, informou.

SONY DSC

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente do município,  Demósthenes Júnior, esta cooperação internacional busca assegurar o compromisso, por parte da maioria dos agricultores familiares na área do projeto , realizar o cadastro de imóvel rural e recuperação de passivos em Áreas de Proteção Permanente (APP) e Reserva Legal (RL). “A estratégia de execução do projeto terá como base o estímulo à participação, buscando sempre a conscientização e o empoderamento das comunidades e demais parceiros”. Frisou o Secretário de Meio Ambiente Demósthenes Júnior.

SONY DSC

O prefeito Demir Barbosa comemorou mais uma parceria na área ambiental para o município e falou da importância do acordo e a relevância do projeto para Gestão Ambiental. “Esse acordo firmado entre a Sema, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) por meio do recurso do Banco Mundial, com a parceria do ministério de Meio Ambiente e participação proativa dos municípios é de extrema importância para gestão florestal. Uma grande conquista para o município”, comemora o prefeito Demir Barbosa.

Texto: Diego Souza
Fotos: SEMA