Secretaria de Meio Ambiente de São Desidério promove capacitação sobre uso de GPS e Geoprocessamento

Com o objetivo de reelaborar o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Estado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente promoveu uma capacitação sobre uso de GPS e Geoprocessamento, realizado no Telecentro Comunitário na sexta-feira, 10.

Com participação de cerca de 20 pessoas, incluindo os brigadistas de Combate à Incêndio do município, o curso contemplou conteúdos como conceitos e características do GPS, tipos de receptores e de arquivos vetoriais e realização de operações de distância e área.

“Essa capacitação é essencial para auxiliar no tempo de resposta da brigada durante os combates a incêndios florestais do município”, ressaltou o chefe do Esquadrão Municipal de Combate a Incêndios, Ederson Pereira. “As atividades realizadas também serão utilizadas para a reelaboração do Plano Municipal de Combate a Incêndios Florestais”, complementou o assessor técnico da SEMATUR, Vinícius Rocha.

Oficina de Mapeamento Participativo – Outra atividade relacionada à reelaboração do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Estado foi realizada na Escola Municipal João Vieira de Barros, em Ilha do Vitor no sábado, 11. Uma oficina de mapeamento participativo contou com a presença de 50 pessoas, entre alunos, professores e moradores dos povoados de Cabeceira Grande, Batalha, Ilha do Vítor, Timbós e Almas.

Por Ana Lúcia Souza
Fotos: Ana Lúcia Souza/Arquivo SEMATUR

  • Compartilhe: