Secretaria de Saúde de São Desidério intensifica Campanha Nacional de Tracoma, Hanseníase, Geo-helmetíase e Esquistossomose nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Saúde (SESASD) por meio da equipe da Vigilância Epidemiológica realizou durante a quinta-feira, 10, na Escola Municipal Deputado Luiz Braga em Sítio Grande, ações de orientação e educação preventiva com o objetivo de combater os casos de Tracoma, Hanseníase, Geo-helmetíase e Esquistossomose no município de São Desidério.

O trabalho é feito por enfermeiros da Vigilância Epidemiológica em parceria com a Atenção Básica do município. “Esta é uma campanha anual realizada de março a junho nas escolas do município, com estudantes na faixa etária de 05 a 14 anos. São realizados exames de tracoma, busca ativa para exames de Hanseníase em crianças que apresentam manchas suspeitas e exame de laboratório para investigação de esquistossomose, e os casos positivos são tratados”, explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Roberta Dalmaso.

Para a diretora da escola, Verônica Xavier, o acompanhamento da família é importante para o sucesso dessa ação. “Esse trabalho de prevenção aproxima a família da escola, pois trata-se de uma oportunidade que os pais têm para acompanhar os filhos e o tratamento caso seja diagnosticado positivamente alguma dessas doenças”.

A Escola Municipal Deputado Luiz Braga tem 133 alunos e oferta Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Os estudantes também receberam cartilhas educativas.

Texto e fotos: Ana Lúcia Souza