Servidores de São Desidério recebem formação sobre processos licitatórios

Na tarde de ontem, 17, servidores dos setores de licitação, de compras e representantes de cada secretaria de governo de São Desidério, receberam uma formação sobre processos licitatórios. O curso abordou temas específicos como processo de compra direta, licença e inexigibilidade, e as atribuições de cada setor nesses procedimentos.

A pregoeira, Márcia Bastos, ministrou a formação com demonstrativos, estudos de casos na teoria e na prática. Durante o curso, os participantes puderam dirimir suas dúvidas e conheceram também a formação do processo. “O processo licitatório não é responsabilidade exclusiva do setor de licitação, por isso a importância de cada envolvido entender e saber como participar”, confirma Márcia.

O curso focou na fase interna, formalização do processo licitatório, que se inicia com as Solicitações de Despesas e o Termo de Referência. Outro ponto debatido também foi a duração desses processos. “É importante ressaltar que tudo é feito em conformidade com as Leis Federais 8.666/93 e 10.520/02”, alerta Márcia.

De acordo com a pregoeira, a prefeitura aderiu ao Sistema de Registro de Preço e em breve outra formação será feita para atualizar os servidores sobre o tema. O objetivo das formações é melhorar todo o andamento dos processos licitatórios.

Para o servidor Vinícius Rocha, a formação ajuda a esclarecer muitas dúvidas. “Muitas vezes questionamos a morosidade do processo licitatório sem saber que o início de tudo está em nossas mãos, a partir dessa formação cada um pode entender a sua importância para o bom andamento da máquina pública”, comenta.

Texto e fotos: Jackeline Bispo

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo