Parceria entre Prefeitura Municipal de São Desidério e SEBRAE estimula fortalecimento da piscicultura

???????????????????????????????

Com o objetivo de despertar e sensibilizar o empreendedor para a importância das ações associativas para a sobrevivência e crescimento do agronegócio familiar, no caso específico, a piscicultura, a prefeitura de São Desidério em parceria com o Sebrae ministrou um treinamento motivacional para aproximadamente 30 piscicultores das comunidades rurais de Penedo, Embalsador, Riacho de Pedra e Morrão de Cima  nos dias 11 e 12 de setembro, na escola municipal do povoado de Penedo. O treinamento, intitulado de “Juntos Somos Fortes” foi ministrado pela consultora do SEBRAE, Edilza Porto. O secretário interino da pasta de Agricultura, Leandro Carvalho e equipe técnica também participaram do curso.

???????????????????????????????

A capacitação faz parte das ações do projeto de apoio aos piscicultores do município. “Os produtores de peixe do município anseiam por melhoras na atividade e fortalecimento da cadeia da piscicultura e por isso, através desse curso, acreditamos que se trabalharem juntos e se organizarem em uma associação ou cooperativa, e com o apoio de órgãos como a Prefeitura Municipal e SEBRAE, os principais problemas e/ou gargalos de produção e comercialização serão sanados”, explicou o secretário, Leandro Carvalho.

???????????????????????????????

O curso teve carga horária de 12 horas, e trabalhou com as seguintes metodologias: tele aulas orientadas de nível básico com foco no trabalho coletivo, uma mini-telenovela, com cinco capítulos de 18 minutos cada, destinada a quem quer começar a montar um negócio coletivo, envolvendo grupos de amigos ou pessoas da comunidade, além de apresentação de vídeos explicativos e realização de trabalhos em grupo e individual com base nos temas apresentados durante o curso, ressaltando a participação ativa dos participantes.

???????????????????????????????

Segundo a consultora, Edilza Porto, o treinamento visa também, dotar os participantes de conhecimentos necessários para desenvolver um trabalho em conjunto com outros empreendedores, destacando a rede de cooperação e parcerias, de maneira a fortalecer objetivos comuns fundamentais para o sucesso das empresas envolvidas, reduzir custos, aumentar a produtividade, alcançar novos mercados, elevando a lucratividade e a saúde financeira dos negócios.

Texto: Adinete Batista
Fotos: Arquivo da Secretaria de Agricultura