Prefeito de São Desidério recebe homenagem de oito mulheres que ganharam cirurgia bariátrica

21-DSC_9946

Foram mais de 15 anos que a professora Alequissandra Oliveira de 32 anos vem tentando através de órgãos públicos uma cirurgia para tratamento de obesidade mórbida. Com muitos esforços e limitações, Alequissandra Oliveira, administra aula para o ensino infantil e está cursando pedagogia em uma universidade pública.

08-DSC_9924

Nessa segunda-feira, 28, foi um dia de emoção e agradecimentos para Alequissandra Oliveira e mais sete amigas que lutam pelo mesmo problema. Elas ganharam do prefeito de São Desidério, Demir Barbosa, uma concessão para o tratamento cirúrgico bariátrico que será realizado no Hospital da Bahia em Salvador.

12-DSC_9929

Portadoras de obesidade mórbida, as oito mulheres pesam mais de 120 kg cada uma, com IMC superior a 35, além de sofrerem com as comorbidades como pressão alta, diabete e pneumonia. Sem contar que a obesidade é um fator psicológico que atrapalha a vida social, profissional e a mobilidade. “Eu agradeço primeiramente a Deus e ao prefeito Demir, que não mediu esforços para nos ajudar, não tenho palavras para expressar o que Demir está fazendo em nossas vidas. Estou muito feliz”, emocionada, falou a professora Alequissandra Oliveira.

18-DSC_9939

Para o prefeito Demir Barbosa, o cuidado com a saúde está em primeiro lugar, e nesses momentos é hora de deixar qualquer intenção politica de lado e salvar vidas. “Todo o tratamento será realizado com o acompanhamento de toda a equipe do Hospital da Bahia, o momento é delicado e nossa preocupação está voltada na recuperação de uma nova vida para essas mulheres. Vamos fazer esse trabalho em parceria com a vereadora Marileide”, afirmou.

14-DSC_9931

“A minha vida terá outro sentindo, Deus encaminhou Demir às nossas vidas. As pessoas não sabem o quanto é difícil conviver com limitações no dia a dia. Agradecemos imensamente pelo o apoio, tanto do prefeito Demir quanto da vereadora Marileide que sempre esteve ao nosso lado”, disse, Olivia Sampaio.

11-DSC_9928

As consultas foram realizadas com especialistas no setor de cirurgia bariátrica do Hospital da Bahia e os exames laboratoriais realizados na cidade de São Desidério, Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães. A previsão é que até o final do ano, elas já estejam aptas a serem submetidas à cirurgia bariátrica, que reduzirá até 70% do peso atual.

04-DSC_9920

As oito mulheres, entregaram para o prefeito Demir Barbosa, dois buquês de flores e um bolo para confraternizar a alegria. “Esse é um momento único, pois todas essas mulheres irão voltar a vida social livre de qualquer tipo de discriminação pela  sociedade”, disse a vereadora de Barreiras, Marileide Carvalho.

27-DSC_9958

Existem quatro técnicas diferentes de cirurgia bariátrica para obesidade reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM): Banda Gástrica Ajustável, Gastrectomia Vertical, Bypass Gástrico e Derivação Bileopancreática. A escolha da cirurgia dependerá do quadro do paciente, do grau de obesidade e das doenças relacionadas. “Toda avaliação vai passar pela as mãos do Dr. Marcelo Zollinger, o grande responsável em cuidar das oito mulheres”, assegurou o prefeito Demir Barbosa.

29-DSC_9962

Texto: Diego Souza
Fotos: Rodney Martins

 

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo