Prefeitura realiza exposição e cerimônia de premiação do Programa Despertar

Durante todo o dia de sexta-feira, 17, a prefeitura por meio da Secretaria de Educação (SEDUC) realizou uma programação especial para apresentar e premiar as ações do Programa Despertar realizado em 27 escolas da zona rural de São Desidério. “Esta é a primeira vez que os trabalhos são expostos em uma feira, estamos muito satisfeitos com os resultados, é visível que o Despertar cumpriu seu papel em 2017”, avalia a coordenadora do Programa, Sandreane Mattos.

Para o pequeno Otávio Almeida de oito anos, estudante da Escola Deputada Necy Novaes de Cabeceira Grande, os trabalhos propostos foram além da escola. “Nós aprendemos muita coisa que pode ser produzida com o buriti, por isso o trabalho da minha turma foi feito junto com nossas famílias, eu e meu avô fizemos um trator com o braço do caule do Buriti, pedaços de madeira e peças de brinquedos que iriam para o lixo, nós também reutilizamos coisas velhas”, explica ao ressaltar a importância de utilizar a natureza com respeito.

É o que frisa o diretor da Escola Maria Francisca da Silva de Pontezinha, Wilian Nere. “O projeto de nossa escola visa à preservação e conscientização da comunidade, pois acreditamos no uso sustentável dos recursos naturais, os alunos plantaram mudas de árvores nativas em várias áreas desmatadas, estamos muito contentes com os resultados”, comenta.

Promovido pela SEDUC e o Sindicato dos Produtores Rurais, o evento faz parte das ações desenvolvidas pelo Projeto Despertar do Sistema FAEB/SENAR. “São Desidério está de parabéns pelo trabalho desenvolvido atrelando o olhar ambiental, o resgate cultural e a produção agrícola”, comenta a presidente do Sindicato de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio.

O encontro objetiva socializar as experiências pedagógicas socioambientais desenvolvidas na escola com alunos e comunidade rural. Cinco categorias foram premiadas, Desenho com frase do 1º ao 3º Ano, Redação do 4º ao 5º Ano, Redação do 6º ao 9º Ano, Experiência Pedagógica do Professor e Portfólio da Escola.

“Os resultados foram surpreendentes, quero parabenizar e ressaltar o empenho das equipes e a partir de agora vamos trabalhar ainda mais para continuar com o programa ativamente nas escolas”, confirmou a secretária da SEDUC, Iléia Almeida.

Texto e fotos: Jackeline Bispo