São Desidério faz mobilização no dia Nacional de Defesa do Velho Chico

sd1

O município de São Desidério por meio da secretaria de Meio Ambiente e Turismo abraçou a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” que marcou o dia 03 de junho como dia nacional de mobilização em Defesa do Rio São Francisco. Essa  mobilização  contou com atividades em toda a extensão da bacia, que compreende 504 municípios brasileiros, distribuídos por cinco estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e demais  distritos.

sd2

A campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, foi  promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF,  e atraiu  a atenção da sociedade,  garantido a adesão de comunicadores, artistas, ativistas e até de moradores de cidades distantes do rio e seus afluentes, por meio de apoios e depoimentos nas mídias sociais. A campanha também tem dado destaque a discussões relevantes para a vida do rio como a vazão ecológica, disponibilidade hídrica e os usos múltiplos das águas.

sd3

Em São Desidério o órgão ambienta municipal realizou  a  caravana da Carranca que realizou palestras na sede do município, passando  em povoados e escolas das localidades, com faixas, camisas e panfletos, buscando  conscientizar a população sobre a necessidade da preservação e revitalização do rio, como a importância do mesmo para o país.

sd4

O  São Francisco, é o maior rio que nasce e deságua no Brasil, com uma extensão de 2.700 Km, integrando o Nordeste e Sudeste, passa por um momento dramático. A crise do Velho Chico compromete a geração de energia, navegabilidade e o abastecimento de água, em toda extensão da sua bacia, que envolve mais de 500 municípios e cerca de 17 milhões de moradores.

O secretário de Meio Ambiente e Turismo Demósthenes Júnior ressalta a importância do município de São Desidério abraçar essa campanha  tendo em vista a quantidades de rios que o município possuem com destaque ao Rio Grande que é uns dos maiores afluentes do Rio São Francisco , que tem a nascente  em São Desidério. “Nosso município contribuiu muito com Rio São Francisco, o Rio Grande que  é um dos maiores tributário do São Francisco nascem aqui, daí vem a importância de cuidarmos do nosso potencial hídrico para manter o São Francisco vivo”,  disse.

Texto: Diego Souza com informações da Sematur
Fotos: Arquivo/Sematur

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo