Prefeitura de São Desidério realiza capacitações contínuas para criadores de gado

A equipe de assistência técnica da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de São Desidério (SEAGRI) mantém um cronograma de capacitação de vacinação bovina para pequenos criadores de gado, iniciativa que faz parte do programa municipal, Proleite. Criadores de gado das comunidades de Campo Grande e Assentamento Vitória participaram do curso ministrado pelo veterinário da SEAGRI, Cleber Andrade.

“A capacitação é um momento de esclarecimentos, pois muitos criadores já fazem, eles mesmos, a vacinação dos animais. Muitos destes criadores já têm a prática da vacinação, mas é importante levar a informação, pois muitas vezes essa prática não é realizada de maneira correta”, afirmou o veterinário.

Questões de higiene, manuseio dos equipamentos e das doses da vacina, e a organização de um calendário sanitário são temas debatidos. Para prestar assistência técnica completa aos produtores, o encontro também conta com a presença do técnico agrícola Erbe Pereira.

Proleite – Programa Municipal que tem como objetivo atender os criadores que possuem aptidão para a produção de leite no município, com orientações que visam o melhoramento genético do rebanho e a qualidade das pastagens, além de garantir apoio técnico e logístico para produção e comercialização do leite.

A secretária de agricultura, Patrícia Rocha lembra que o objetivo deste programa é o fortalecimento da cadeia produtiva, pois os criadores de gado leiteiro apresentam dificuldades em questões de alimentação e genética animal. “Seguiremos com nosso calendário de capacitações, em breve teremos os cursos de produção de silagem, agente inseminador e agente vacinador realizados pela parceria entre a prefeitura, por meio da SEAGRI e o SENAR, estamos organizando nosso calendário para divulgar as datas dos cursos”, conclui.

Texto: Jackeline Bispo
Foto: Arquivo Secretaria de Agricultura