Prefeitura de São Desidério destaca Extrativismo Sustentável no Cerrado nas comemorações do Dia do Meio Ambiente

Como parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado em 05 de junho), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Desidério (SEMMA) realizou em parceria com a Embrapa Cerrados e a UFOB, uma palestra sobre “Extrativismo de frutos do Cerrado”. Realizada na manhã de terça, 06, no Centro Cultural, o evento contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente, João Antônio Linhares, e de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Patrícia Rocha, estudantes, professores, integrantes da Brigada de Incêndio do município e moradores de comunidades rurais.

O pesquisador da Embrapa Cerrados, doutor Fernando Rocha, ministrou palestra sobre “Agroextrativismo no Cerrado”. Dentre as principais considerações, ele abordou as boas práticas de manejo de culturas nativas do Cerrado, a exemplo do pequi, cagaita, mangaba e o buriti. De acordo com Fernando, a Embrapa Cerrados fez um estudo sobre o uso de uma série de frutos de espécies com potencial para alimentação, e atualmente se dedica ao uso dessas espécies para recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) e área de reserva legal. “Trabalhamos com projetos de domesticação dessas espécies trazendo-as do seu ambiente natural para sistemas de cultivo, porque muitas vezes as pessoas não sabem como plantá-las. Tenho trabalhado com extrativistas e estou interessado em trabalhar com comunidades. Quando o município tiver problemas, temos uma série de publicações e alternativas para recuperação de áreas degradadas e de uso de espécies do Cerrado”, frisou.

Professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Valney Rigonato, relatou sobre atividades desenvolvidas durante a produção de seu livro “Saberes Ambientais do Cerrado”, resultado de um estudo realizado na região de Ponte de Mateus, localizado na zona rural de São Desidério. “Preservar e conservar o Cerrado com valores sócio-culturais dos povos ‘geraizeiros’ é importante para o desenvolvimento local integrado, e apostar no extrativismo, significa também valorizar a diversidade do povo da comunidade”, afirmou o professor.

Foi servido um lanche preparado com frutos do cerrado, como bolo de buriti, suco de maracujá nativo e buriti. “A iniciativa de se tratar esta temática é trazer orientações de como o extrativismo pode ser praticado de forma correta no Cerrado. Um dos gargalos da SEMMA tem sido trabalhar as formas de produção com sustentabilidade, e por isso, a atividade está incluída no calendário de ações da secretaria”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, João Antônio. O assessor técnico da SEMMA, Vinícius Rocha complementa. “Em São Desidério, o principal bioma é o Cerrado e sabemos que ele é autossustentável. Com o manejo adequado é possível gerar renda e manter as populações tradicionais em suas comunidades de origem”, disse.

O Cerrado é o segundo maior bioma e possui uma rica diversidade vegetal com cerca de 12 mil espécies. Com uma extensão territorial de mais de 15 mil km², o município de São Desidério possui mais de 120 comunidades, sendo quase em sua totalidade inserida no bioma Cerrado. “Conheço a realidade do buriti, mas é sempre importante conhecer mais sobre esse cultivo e as formas corretas para preservar o Cerrado”, disse a professora Ivaneide Batista.

Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Rodney Martins