Pesquisadores estudam atrativos turísticos de São Desidério

O município de São Desidério, se destaca nacionalmente pelo grande potencial no turismo e, para aprofundar mais ainda essa realidade, o Espeleólogo, Lucas Padoan de Sá Godinho da Universidade de São Paulo-USP, e outros pesquisadores estão realizando um estudo hidrológico da circulação da água subterrânea relacionada ao surgimento das cavernas do município. Essas pesquisas fazem parte de uma tese de doutorado do pesquisador. A equipe é coordenada pelo Prof. Dr. Ivo Karmann, geólogo do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo – USP, e conta com a parceria do Prof. Dr. Fernando Laureano, também geólogo, da PUC-MG, dentre outros pesquisadores.

“Estamos realizando um estudo morfológico e hidrológico das cavernas e do relevo de superfície, para contribuir na elaboração de um modelo de origem e desenvolvimento das cavernas. E, também sobre alguns aspectos da hidrologia subterrânea, que pode estar relacionada ao surgimento das cavernas”, explicou o Espeleólogo, Lucas Padoan de Sá Godinho.

Para o geólogo, Ivo Karmann, o município detém cavernas grandiosas com importantes registros e depósitos que atestam variações climáticas da região e que ainda precisam de muitos estudos. “Existem muitas perguntas sem respostas sobre as cavernas e outros atrativos turísticos de São Desidério. Inicialmente iremos à nascente do João Rodrigues para analisar essa questão da água e posteriormente a formação das cavernas”, disse.

“É muito importante que grupos de pesquisadores estejam visitando o município e dessa forma possam contribuir para as descobertas voltadas ao turismo. A Secult e a prefeitura darão todo apoio necessário a essas iniciativas de pesquisadores e turistas”, disse o secretário da Secult, Josivaldo Oliveira.

Texto: Diego Souza

Fotos: Jackeline Bispo