Secretaria de Agricultura promove audiência sobre Implantação do Serviço de Inspeção Municipal- SIM

01

Aconteceu na última sexta-feira, 13, no Plenário da Câmara Municipal de São Desidério, uma audiência pública sobre a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Estiveram presente na sessão o prefeito Demir Barbosa, o secretário de agricultura municipal, José Marques, o presidente da câmara, Manoel Divino, vereadores, agricultores e comunidade local.

02

A implantação do SIM tem como objetivo, informar e esclarecer sobre as oportunidades e benefícios e como promover uma melhor comercialização dos produtos de origem animal e vegetal da agricultura familiar e pequenas agroindústrias, bem como, mostrar os direitos e obrigações dos agentes produtivos e sociedade em geral.

03

A sessão foi mediada pelo o palestrante e Doutor em Sanidade Animal e Ciência e Tecnologia de alimentos, professor em curso de mestrado e doutorado da UFT e consultor do MEC, Robert Taylor Bezerra, para ele a implantação do SIM é um grande avanço para o município. “Quero parabenizar a cidade de São Desidério pela iniciativa e, fico muito feliz porque esse sistema irá ajudar o pequeno produtor a produzir e comercializar o seu produto com mais segurança e de forma legal. O programa também tem a função de contribuir para preservação da saúde humana e do meio ambiente, possibilitando um processo educativo permanente e continuado para todos os atores da cadeia produtiva,” explanou.

04

“A proposta de criação do Serviço de Inspeção Municipal no município de São Desidério surge da necessidade de fortalecermos a agricultura familiar local, afim de que esta se torne competitiva e produtiva a ponto de poder comercializar seus produtos de forma mais organizada e eficiente, incentivando assim surgimento de pequenas agroindústrias e, promovendo o fortalecimento da economia local”, disse o secretário de Agricultura José Marques.

05

Para o prefeito Demir Barbosa, a implantação do SIM, faz parte do desenvolvimento do município. “Essa é mais uma ação do governo municipal juntamente com a secretaria de Agricultura, visando sempre o crescimento e saúde da população. O programa SIM é uma forma de oferecer aos pequenos agricultores e sociedade em geral uma oportunidade de produzir e comercializar os produtos feitos no município. É bom frisar que a implantação desse sistema vai exigir um esforço de trabalhar juntos, afim de que o SIM seja uma fonte de economia local” afirmou.

06

O agricultor José Inácio Follmann, mora há 25 anos no distrito de Roda Velha, veio para sessão e falou da implantação do SIM. “Estou muito feliz, o programa irá facilitar as nossas comercializações. Esse é momento de unir forças para realização desse grande avanço,” disse.

ASC_6564

Texto: Diego Souza