Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias se reúnem com o executivo e legislativo municipal

sd1

Aconteceu na manhã de sexta-feira, 14, no Plenário Celso Barbosa na câmara de vereadores, uma reunião entre o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do Oeste da Bahia- ACS/OESTE e poder executivo e legislativo. Estiveram presente na reunião o coordenador geral do Sind-ACS/OESTE,  Gilvan Ferreira dos Santos, presidente da Sub-Delegacia Sindical dos ACS e ACE, Luciano Pereira da Silva, Assessor Jurídico do município Walter Santana, prefeito Demir Barbosa, vereadores, sindicatos e comunidade local.

sd2

O objetivo da reunião foi para tratar de assuntos relacionados a categoria de Agentes de Combate as Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, no que diz respeito ao não cumprimento as Lei 04/12 de 30 de abril de 2012 – Atualização da tabela de progressão portaria de nº 260 de 21 de fevereiro de 2013.

sd3

O coordenador geral da Sind-ACS/OESTE ,  Gilvan Ferreira dos Santos, ressaltou a importância do encontro junto aos poderes públicos e esclareceu a Lei de nº04/12. “Hoje discutimos assuntos de interesses da categoria e, sobre o reajuste salarial na qual foi criada uma Lei que foi aprovada e sancionada pela a câmara municipal de vereadores. A atualização da tabela de salário que se refere aos Agentes de Endemias e Comunitários de Saúde”, explicou.

sd4

Durante a reunião o assessor jurídico do município Walter Santana, esclareceu o projeto de lei elaborado pelo o sindicato e aprovado pela câmara de vereadores. “Está havendo um conflito na interpretação do parágrafo que refere ao reajuste salarial. Houve uma falha no parágrafo, a única solução é voltar nessa casa, debater um novo projeto de lei e tentar encontrar o meio termo da situação”, esclareceu o assessor jurídico.

sd5

Para o prefeito Demir Barbosa o poder executivo procura a melhor condição salarial para os funcionários da esfera pública e está aberto ao dialogo e esclarecimento. “Eu me sinto muito bem e confortável em ser gestor desse município, gostaria nesse momento falar que tenho um grande respeito e admiração pela profissão, porque, são os agentes de saúde e comunitários que visitam as casas do nosso município, trazem dados e informações acerca dos problemas endêmicos. Quero ressaltar aqui, e ser bem aberto para ver a melhor forma de reajustes salariais e também no que se refere aos adicionais e incentivo financeiros. Estamos a disposição para qualquer negociação, como gestor não vou está colocando dificuldade para negociar e fazer o melhor pra todos os funcionários, mas sempre respeitando os princípios da lei”, declarou.

Texto: Diego Souza
Fotos: Rodney Martins