Alunos do TOPA comemoram conclusão das aulas em clima de festa

A noite desta quarta-feira, 09, foi especial para os 60 alunos alfabetizados pelo programa TOPA (Todos pela Alfabetização). Uma confraternização, com troca de presentes, recital de poemas e brincadeiras marcou com muita alegria, emoção e diversão a conclusão das aulas.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O evento aconteceu na Escola Municipal Olavo Pereira dos Santos e reuniu, a coordenadora Elly Rosane, professores, alunos e familiares. “Este é um momento de interação e de comemorar também, pois aqui tem alunos que quando entrou não sabiam nem escrever o nome e hoje já escrevem, leem e até recitam poemas. É muito gratificante fazer parte deste processo”, disse a coordenadora Elly Rosane.

Todos pela Educação – TOPA, é um programa do Governo do estado da Bahia, desenvolvido em parceria com as Prefeituras Municipais e visa fortalecer a alfabetização enquanto política pública de acesso à educação da população de jovens, adultos e idosos com mais de 15 anos de idade que não tiveram oportunidade de frequentar a escola. “Antes era como um cego, não sabia ler e nem escrever, hoje já assino meu nome e outras palavras e já leio ainda com certa dificuldade, mas já consigo graças ao programa e esta equipe”, disse seu Valdeci Oliveira.

Em São Desidério, o Governo Municipal deu todo apoio logístico. As aulas foram iniciadas em maio deste ano e aconteceram na Escola Municipal Olavo Pereira dos Santos, e contou com um quadro de 05 professores e uma grade escolar de cinco disciplinas: português, matemática, ciências, história e geografia.

Texto e fotos: Adinete Batista