Assistência Social realiza a VI Conferência Municipal

A Secretaria de Assistência Social de São Desidério, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira,17, no Plenário da Câmara de Vereadores, a VI Conferência Municipal de Assistência Social de São Desidério. A abertura do evento contou com a presença do chefe de gabinete, Nerito Carvalho, secretários de governo, vereadores e representantes da sociedade civil.

A conferência municipal é um evento de caráter deliberativo para debate e avaliação da Política de Assistência Social em São Desidério, onde são retiradas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais de seus usuários, e foi realizada com o tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, e com o lema: “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Após a solenidade de abertura aconteceu um momento cultural, com apresentação teatral de jovens e adolescentes do projeto ‘Arte em Jogo’, e do ‘Batucras’, do Centro de Referência da Assistência Social-Cras. Na sequência, foi realizada a palestra de abertura e apresentação do tema principal, com a psicóloga e militante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, Marília Machado.

“É importantíssimo o engajamento dos municípios nas conferências de assistência social, é neste momento que o governo dialoga com a comunidade sobre como deve ser construída as políticas públicas e os serviços para a população a que se destina. Essa população deve estar presente para dizer as suas necessidades. Esses diálogos acontecem nas conferências municipais e são levados para as conferências estadual e nacional e devem ser estimulados dentro de cada município”, afirma a psicóloga.

?

A assistente social Geisa Paula Ribeiro Mendes, fez uma explanação sobre a “Consolidação do SUAS em São Desidério”. “O objetivo desta conferência é avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do SUAS na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios”, assegura.

Após o almoço os trabalhos se dividiram em cinco grupos para debater as dimensões e definir as diretrizes para o SUAS para os próximos dez anos para a construção do Plano decenal de 2016 a 2026. No fim da tarde foram realizadas as leituras, apreciação e votação das deliberações dos grupos de trabalho, onde foram eleitos dois delegados, sendo um representante do poder executivo e outro representante da sociedade civil respectivamente, que representarão o município na conferência estadual que acontecerá em novembro deste ano em Salvador. No final os participantes receberam certificado de participação da conferência.

Texto e fotos: Ascom/SD