Conselho Municipal de Saúde empossa novo membro

foto 1

Tomou posse na quinta-feira, 25, o secretário interino de Saúde, Jeferson Barbosa, como integrante do Conselho Municipal de Saúde – CMS, na 149ª reunião ordinária no auditório do PSF Antônio Pereira da Rocha. Participaram da cerimônia os conselheiros, o coordenador da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Dorimar Almeida, a coordenadora de Atenção Básica, Mônica Valéria, coordenador geral do SAMU, Adriano José e a comissão de Controle e Infecção Hospitalar – CCIH.

O CMS foi instituído pela Lei orgânica 8080 de 1997, e passou a ser parte obrigatória e fundamental em todos os municípios brasileiros. De acordo com exigência legal, devem ser oito os conselheiros escolhidos entre representantes das secretarias de Educação, Saúde, hospital e unidades de saúde. Também, comerciantes, membros de igrejas e moradores dos distritos de Roda Velha, e Sítio do Rio Grande.

foto 2

“Estou ciente de que o CMS é um dos mais atuantes do município, apesar de ser um trabalho voluntário, todos os conselheiros estão sempre presentes, exercendo suas funções, como, acompanhar, buscar soluções, monitorar e avaliar as ações e demandas da pasta, este será mais um desafio para mim, mas darei o meu melhor para contribuir para melhorias na saúde municipal”, salientou Jeferson Barbosa.

foto 3

A secretária executiva do conselho, Neuracy Carvalho, deu as boas vindas ao novo integrante e explicou as responsabilidades do CMS. “Trata-se de um órgão deliberativo, no qual seus membros são responsáveis por refletir, discutir e decidir ações relacionadas à política da saúde pública municipal, e como sendo direito de todo ser humano”, destacou.

foto 4

Os demais conselheiros felicitaram ao novo integrante e deram continuidade á pauta da reunião, a exemplo da escolha dos conselheiros que irão participar da plenária regional em Barreiras, ainda sem data definida e a mobilização para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde – PGRSS.

Texto: Adinete Batista

Fotos: Rodney Martins